quarta-feira, 23 de maio de 2012

Projeto de música erudita abre o Palácio da Aclamação

Em tempo: a programação foi adiada em virtude da greve dos rodoviários que acontece em Salvador. Leia a nota da Dimus/Ipac aqui!

Palácio da Aclamação abre as portas para a música erudita

O museu residencial Palácio da Aclamação, localizado no Campo Grande, centro de Salvador, abre as portas mais uma vez para a música erudita. O projeto Música no Palácio começa nesta sexta-feira, 25, e estão previstas outras duas apresentações, em 15 de junho e 27 de julho, sempre às 18h, com entrada gratuita. O objetivo, de acordo com a Diretoria de Museus do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), é aproximar o público da música clássica e democratizar o estilo musical, tratado ainda como um bem cultural pouco acessível.

O concerto operístico Dramma per Musica, que abre o projeto, traz árias, duetos, trios e trechos corais de óperas famosas, a exemplo de A Flauta Mágica e Don Giovanni, de Mozart, Xerxes, de G. F. Händel, e Dido e Enéias, de Henry Purcell. No dia 15 de junho, a Arena Companhia das Artes, responsável pelos concertos, apresenta composições para solo e peças corais sobre o tema mariano no concerto Ave Maria. E em 27 de julho, o grupo brinda o público Cantando o Brasil em solos e peças em conjunto da música de concerto brasileira.
(Foto: Arena Companhia das Artes/Divulgação)
A Arena Companhia das Artes é formada pelos cantores Verônica Santos (soprano), Vanda Otero (mezzo soprano), Carlos Eduardo (tenor), Ramon Sena (baixo), Antônia Bahia (soprano), Eduardo Ferreira (tenor) e Francisco Meira (baixo). O conjunto já se apresentou no Espaço Cultural da Barroquinha, em abril deste ano, com a primeira execução da Cantata 106 de J. S. Bach em Salvador, e na Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Paripe, como parte de um projeto de popularização e democratização da música erudita. Também realizou apresentações na Assembleia Legislativa da Bahia, Teatro Espírita Leopoldo Machado e Instituto Feminino da Bahia. Os concertos no Palácio contarão com a presença da pianista Elisama Gonçalves (UFBA). (Fonte: Dimus/Ipac)
O Palácio da Aclamação é um dos mais significativos museus casas de Salvador. Antes de transformar-se em residência oficial dos governadores da Bahia, o solar do século XIX foi ampliado. O projeto, de 1912, foi assinado pelo arquiteto italiano Filinto Santoro e previa ampliação e ocupação de parte do Passeio Público, um jardim muito popular à época e que ainda hoje existe, ao lado do palácio. Houve manifestação popular contra a ampliação mas, ainda assim, a residência foi construída e o Aclamação passou a ser ocupado pelos governadores baianos entre os anos de 1917 e 1967. A atual residência oficial do governo do estado é o Palácio de Ondina, na orla de Salvador, na antiga residência de verão do governador.

Detalhes do jardim do museu casa da Aclamação (Foto: Dimus/divulgação)
O Palácio da Aclamação é repleto de história, e por ele passaram muitos visitantes ilustres, a exemplo da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1968. Desde 1991 foi transformado em museu, mas atualmente está fechado à visitação, em obras de reformas. Ainda assim, as dependências são abertas, de acordo com a Dimus, para eventos literários, apresentações musicais, atividades socioeducativas, feiras e exposições temporárias. Para conhecer a história dos governadores da Bahia, a indicação de visita é o Palácio Rio Branco, que foi sede do governo e hoje é um memorial. Este, fica na Praça Municipal (Centro Histórico). Leia mais sobre os palácios museus aqui.

Serviço
O que: Projeto Música no Palácio
Quando: 25 de maio, 15 de junho e 27 de julho, às 18h
Onde: Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande)
Informações: (71) 3117-6147
Igresso: entrada gratuita

Nenhum comentário: