quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ex-votos da Igreja do Bonfim é atração no salão de turismo

Dei mais uma volta, vasculhando os estandes e procurando novidades sobre o I Salão Baiano do Turismo para contar. Claro que primeiro dei uma passadinha básica no estande do Festival do Chocolate, sobre o qual já falei aqui no blog. Queria ver se, realmente, haveria a degustação do doce, como prometido. Houve. O chocolate produzido na Costa do Cacau é oferecido em forma de bombons ou barrinhas, e são deliciosos. A recepcionista do estande explica que o produto tem 70% de chocolate. O IV Festival acontecerá de 28 de junho a 2 de julho, em Ilhéus. Vanessa da Mata e Mametto são as duas atrações musicais já confirmadas. O evento contará com feira do chocolate, degustação do produto, degustação de bolo de chocolate, em um concurso que escolherá o mais saboroso, entre outras atrações.

Bom, depois de provar o chocolate - confirmado, tem degustação no Salão de Turismo - continuei caminhando pelos estandes. Encontrei o da Igreja do Bonfim, que é uma das principais atrações turísticas de Salvador. A irmandade do Bonfim trouxe para o salão o curioso museu dos ex-votos. É tradição, em Salvador, fazer promessas ao Nosso Senhor do Bonfim e o pagamento da graça alcançada através de pequenas (ou grandes) esculturas em cera da parte do corpo que foi o motivo do pedido. No mueu, instalado em duas salas na lateral do templo, localizado na Cidade Baixa, podem ser vistas as esculturas, fotos, bilhetes, cartas e até jóias. Algumas destas estão em exposição no Centro de Convenções.


Desde já adianto as mais curiosas. Um devoto levou uma bala de artilharia aérea, da época da II Guerra Mundial, datada de 1939. Outro ex-voto curioso é uma mama de madeira. A responsável pelo estande do Bonfim, Ana Paula, que já foi monitora do museu dos ex-votos, explica que aumentou muito o número de mamas de cera como ex-voto. Vale lembrar às mulheres a importância do auto exame como prevenção do câncer de mama. Outras curiosidades: orelhas, olhos e chaves de ouro e prata, além de brasões de família. Ana Paula conta que no século XIX as famílias costumavam levar jóias como ex-votos. No século XX, as peças passaram a ser de madeira e em seguida, ficou mais comum a cera. Em uma reforma no templo, membros da irmandade descobriram guardadas em uma sala várias jóias que pertenciam ao acervo dos pagadores de promessa.

Do estande do Bonfim, já com a minha fitinha amarrada ao pulso, segui para a parede de escalada. Jovens divertiam-se subindo pela parede montada pela empresa Da Ventura, representando o turismo de aventura no estado. Mais adiante, dei de cara com Jorge Amado. Sim, o escritor, cujo centenário será comemorado este ano, não poderia faltar ao estande de sua região, a Costa do Cacau. O ator José  Martins, de 69 anos, está perfeito no papel. Chega mesmo a confundir o visitante. Ele é sergipano, foi criado no Sudeste do país mas hoje vive em Ilhéus. Sua missão: ter paciência para posar para fotos. Todos querem uma lembrança do Amado Jorge.

A esta altura já há tanto papel na mão que preciso de uma sacola. Não adiantou "chorar" porque a Bahiatursa não me deu a maravilhsa bolsa modelos (em verde ou cor-de-rosa) destinada aos jornalistas nacionais e internacionais que participam do evento. Pensei: sou da casa (baiana da gema, como me chamou, um dia, Riq Freire do Viagem da Viagem) e tenho apenas um blog. Então, no estande de Lauro de Freitas, veio a abençoada sacola para me salvar. O município, vizinho a Salvador, caminho para o Litoral Norte, tem atrativos sim. O São João é bastante animado. Acontece na Praça da Matriz onde está um dos mais antigos templos do estado, a igreja de Santo Amaro de Ipitanga, que data de 1608.

De acordo com o suprintendente de Turismo do município, Isaac Farias, as praias - Vilas do Atlântico, Ipitanga e Buraquinho - são os principais atrativos. Ao contrário do que aconteceu em Salvador, o município manteve as barracas de praia no lugar enquanto não conclui o projeto de relocação dos barraqueiros. Desta forma, quem aproveita as praias no município ainda pode sentar e tomar uma cervejinha acompanhada de caranguejo ou peixe ou outra iguaria de praia. Outro atrativo que está em planejamento, segundo Isaac, é o Turismo Religioso voltado para o culto afro. São catalogados no município vizinho de Salvador cerca de 100 terreiro de Candomblé. Isaac informa, ainda, que serão criadas duas rotas para caminhadas - trilhas - em áreas de preservação ambiental, instalando o turismo de aventura em Lauro de Freitas.

Nenhum comentário: