sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curso de cerveja tem "beer break" em vez de "coffee break"

Como o baiano é um bom apreciador, talvez esta informação possa interessar aos profissionais que atuam no ramo de restaurantes e de áreas relacionadas ao universo da bebida, em Salvador ou outras cidades do Brasil. Em Blumenau, Santa Catarina, haverá um curso para formar sommelier de cerveja. Será a primeira vez que um evento desta natureza é realizado naquele estado, onde acontecem as principais festas brasileiras destinadas à bebida fermentada. Com a chancela de entidade internacional de sommeliers, de acordo com os organizadores, o evento começa em 15 de junho e será realizado em um final de semana por mês até setembro, no Espaço Vila, segundo andar da Cervejaria Bier Vila.

O curso é destinado a profissionais que queiram, um dia, a formação de "mestre cervejeiro", uma opção a mais no mercado de trabalho para quem busca especializações, mas para você, que aprecia com moderação a bebida, ele tem curiosidades de dar água na boca. De acordo com os organizadores, os alunos conhecerão as diversas nuances da cerveja, nos estilos alemães, belgas, ingleses e escoceses, americanos, franceses, italianos e brasileiros. Vão aprender a identificar os defeitos sensoriais da bebida. E farão visita à uma fábrica. Tudo isso com...degustação. Detalhe: em lugar do tradicional intervalo coffee break, terá um beer break! Será a cada sábado durante a realização do evento.

A cidade fica em um vale cortado por dois rios (Foto: Marcelo Martins/divulgação)

Mas, aqui, falamos sobre turismo. Então, lá vai. Blumenau, cidade localizada a 130 km de Florianópolis ( e a 2.557 km de Salvador), é considera a capital brasileira da cerveja, onde acontecem a famosa Oktoberfest (este ano em sua 29ª edição, de 10 a 28 de outubro) e, mais recentemente, o Festival Brasileiro da Cerveja (próxima edição será em 20 a 23 de março de 2013). O festival reúne cervejeiros de todo o país e mais de 150 rótulos nacionais, abrindo o calendário anual de eventos cervejeiros no Brasil, dando, também, aos turistas oportunidade de conhecer, avaliar e degustar a grande variedade de produtos.

A cidade consolida-se, no Brasil, como um expressivo centro produtor de cervejas premium. No turismo, além das belezas naturais, culturais e históricas, Blumenau oferece o Roteiro das Cervejarias Artesanais e do Museu da Cerveja.

No Parque Vila Germânica, a arquitetura colonial é reproduzida (Foto: Rogerio Pires/divulgação)
Blumenau é conhecida como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, ainda guarda fortes características européias em sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chope gelado e festas. É sede do maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica. Colonizada por imigrantes, manteve os traços e a cultura dos antepassados no trabalho, na vida social, na arquitetura, nas artes e gastronomia. Um dos costumes trazidos da Europa foi a fabricação de cerveja. Na Blumenau antiga, mais de 20 cervejarias artesanais respondiam pela produção caseira, abastecendo eventos desde bailes e festas familiares. Aos poucos, entretanto, essa produção foi sendo "absorvida" pelas grandes empresas. Todas seguem a Reinheitsgebot, Lei Alemã da Pureza, criada em 1516, que limita em quatro os ingredientes utilizados na produção de cerveja: água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento. (Fonte: Prefeitura de Blumenau/Turismo)
Tradição às margens do Itajaí-açu (foto: Marcelo Martins/divulgação)

Saiba mais sobre o curso. A iniciativa é do Empório Vila Germânica, organizador também do Festival Brasileiro da Cerveja, com o apoio da Cervejaria Bier Vila. São apenas 60 vagas. O curso tem a chancela da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e da Association de la Sommellerie Internacionale (ASI), e é coordenado por Estácio Rodrigues, sommelier formado pela Associazione Italiana Sommelier (Milão). Os professores serão Kathia Zanatta e Alfredo Ferreira, mestres-cervejeiros e sommeliers de cerveja reconhecidos internacionalmente. A coordenação local é do sommelier de cerveja e empresário Julio Cesar Machado Jr. As inscrições já estão abertas e seguem até o próximo dia 30 de maio. Informações: cursos@teckelbier.com.br ou pelo telefone (47) 9981-2983.

(Beba com moderação. Se beber, não dirija.)

Nenhum comentário: