quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cidade comemora padroeiro e guias de turismo


Tradição católica completa 326 anos de comemorações ao padroeiro da capital

Missa e procissão marcaram as comemorações pelo dia do padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier. A festa é celebrada há 326 anos e é fruto de um compromisso entre a população da cidade e a Câmara de Vereadores com a Arquidiocese, após um surto de cólera que acometeu a capital. Como promessa pela intercessão do santo nas curas, ficou acertado que o padroeiro seria homenageado desde então pela Câmara de Vereadores. Há um documento histórico no Arquivo Público Municipal com o tema.

Vereadores, religiosos, populares e guias de turismo, na manhã desta quinta-feira, 10, compareceram à Catedral Basílica (Centro Histórico), para a tradicional celebração. Houve missa solene e renovação do compromisso entre a CMS e a arquidiocese. A missa foi celebrada pelo bispo auxiliar Dom Gilson, que destacou a evangelização pregada por São Francisco Xavier. "O seu coração de missionário chegou às terras baianas, livrando a cidade, em duas ocasiões, de doenças", lembrou a passagem histórica. "A fé do povo permanece viva nestes 326 anos de devoção cristã. Estamos felizes, pois Câmara e a Arquidiocese preservam uma tradição religiosa secular da cidade, louvando o santo padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier", destacou o presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho.

Após a missa, em procissão pelo Terreiro de Jesus, vereadores, religiosos e populares se revezaram na condução do andor com o busto relicário de São Francisco Xavier, acompanhados da banda de música do Corpo de Bombeiros. Neste ano, uma outra imagem do santo, pertencente à igreja do Rio Vermelho, embelezou o altar da Catedral Basílica. O vice-prefeito Edivaldo Brito representou a autoridade municipal e os guias de turismo, comemorando o Dia Nacional dos Guias de Turismo, participaram da homenagem. (Fonte: CMS. Fotos: Rodrigo Soares/CMS)

Nenhum comentário: