quinta-feira, 26 de abril de 2012

Orquestra Sinfônica realiza concerto em homenagem a Bach

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que comemora seu  30º aniversário este ano, apresenta-se neste domingo, 29, com o concerto Bach Eterno, no Centro Histórico de Salvador, dedicado a obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). A apresentação acontece às 17h, na Igreja de ouro de São Francisco, com entrada gratuita. Trata-se do terceiro concerto deste ano da Série Manuel Inácio da Costa. Realizada nas igrejas do estado e batizada em homenagem ao escultor barroco da Bahia que viveu entre os séculos XVIII e XIX, a série apresenta ao público expoentes da música clássica e do barroco brasileiro. A Osba é mantida pela Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Cultural e Teatro Castro Alves. O concerto terá o maestro Carlos Prazeres como regente e solista (oboé) e participações do barítono Fabrizio Claussen e do violinista Samuel Dias.


Largo do Cruzeiro de São Francisco com a igreja de ouro ao fundo

A Igreja de São Francisco é uma das mais expressivas obras da primeira época estilo do barroco. A primeira construção deste conjunto histórico, que é um dos cartões de apresentação de Salvador para o mundo, data de 1591, mas a primeira pedra do atual convento foi lançada em 1686 e a da igreja, em 1708. A conclusão deu-se em 1750, quando foi finalizada a famosa decoração interna. São famosos, também, os conjuntos de azulejos portugueses. Com o interior todo revestido de talha dourada, têm-se a impressão de estar em uma igreja totalmente de ouro. Observe a decoração que é exuberante, em formas arabescas e olhe para o teto, que quebra este padrão com as suas formas mais retilíneas. O convento e igreja de São Francisco estão localizados no Largo do Cruzeiro, logo após o Terreiro de Jesus, e a poucos meros do Largo do Pelourinho. No entorno há cafés, pousadas e hotéis, entre eles o premiado Villa Bahia, muitos museus, lojas de artigos típicos e outras igrejas históricas para visitação.

Fachada da igreja com as torres com azulejos de cor branca nacarada de 1805
Roteiro de visita: a portaria foi edificada entre 1749 e 1755 com painéis em azulejos e pintura sobre tábua. Olhe para o teto, para a belíssima pintura e sua perspectiva, representando uma apoteose à Virgem Maria. O claustro data de 1729 a 1794. Ali está mais um conjunto de azulejos em painéis inspirados nas gravuras do pintor flamenco Oto Van Veen,  reproduzidas do livro Teatro Moral da Vida Humana, de 1608. O convento possui um exemplar raro da publicação. São cenas de pesca, caça, paisagens, quadros simbólicos dos cinco sentidos, meses e continentes. Na Sala do Capítulo, observe o altar de Nossa Senhora da Saúde,  em cujo frontal estão encrustadas relíquias de santos, e as pinturas com cenas da Ladainha de Nossa Senhora. Siga até o Coro e a Sacristia; nesta, estão expostas obras em jacarandá. Na Sacristia, olhe para o teto, com 48 cenas pintadas. Observe o altar barro com o Cristo de Marfim, os arcazes e armários, obras de Frei Luis de Jesus. O lavabo de pedra, com a imagem de Santo Antônio, data de 1710 Há, também, quadros com cenas da vida de São Francisco e mais um conjunto de azulejos com cenas de caça e pesca. Enquanto estiver ouvindo o concerto, na nave da igreja, observe a beleza do interior, os altares, as capelas laterais e a profusão das figuras em dourado por todo o ambiente. É um deleite. Trata-se de um excelente programa para o domingo. Saia do hotel. Bom passeio!

Veja neste post duas belas fotos do interior da Igreja de São Francisco e outra sugestão de concerto para o fim-de-semana!

Nenhum comentário: