segunda-feira, 5 de março de 2012

Portela e Garantido participarão de salão do turismo baiano

N.R. Cinco dias após anunciar, na reunião de 1º de março com o trade, que a Feira dos Municípios e o Salão Baiano de Turismo aconteceriam no Parque de Exposições de Salvador (Itapuã), a Bahiatursa informou o cancelamento da feira (por conta do ano de eleições) e a transferência da realização do evento salão de turismo para o Centro de Convenções (bairro Jardim Armação). As datas, no entanto, foram mantidas: 28 a 31 de março. Leia mais aqui e aqui. (Postado por Silvia em 7 de março de 2012)

Escola de samba, boi bumbá e axé serão as atrações principais da festa de abertura do I Salão Baiano de Turismo e a Feira dos Municípios, no Parque de Exposições de Salvador, em Itapuã, de 28 a 31 de março. O evento foi apresentado na última quinta-feira, 1, pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli, em reunião com empresários do trade turístico, no Centro de Convenções da Bahia.

O objetivo dos eventos, enfatizou Leonelli, "é mostrar nosso potencial cultural, gastronômico, turístico e a diversidade do estado. Este salão é uma reivindicação antiga dos empresários e trabalhadores do setor", ressaltou o secretário.

A festa de abertura já tem confirmados shows de Daniela Mercury, da bateria da Escola de Samba Portela (cujo tema em 2012 homenageou a Bahia), da Banda Didá e do Boi Garantido do Amazonas. A programação dos quatro dias de realização do evento contará, ainda, com outras 30 atrações musicais e a presença de 200 operadores de viagem do Brasil e do exterior, além de 100 jornalistas.

Durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, encerrada domingo, os dirigentes das operadoras Abreu Viagens e Mundo Vip, duas das principais de Portugal, confirmaram, nesta sexta-feira (2), presença de seus representantes em Salvador, durante o salão de turismo, informou a diretora de Mercado Internacional da Bahiatursa, Rosana França. Segundo ela, a Abreu enviará 15 profissionais.

De acordo com a última pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada há quatro anos, a Bahia recebe mais de 50 mil portugueses por ano. Os lusitanos estão entre os estrangeiros que mais visitam o Estado, atrás dos norte-americanos e franceses.

Representantes do setor de hotelaria, presentes à reunião no Centro de Convenções, Sílvio Pessoa e José Manuel Garrido destacaram o apoio do trade, citando como exemplo descontos concedidos aos participantes nas tarifas de hospedagem. "É uma excelente oportunidade para projetarmos a imagem da Bahia de forma positiva, a fim de recuperarmos os prejuízos que tivemos com a greve da PM", disse Pessoa.

O salão pretende, ainda, conquistar os participantes pelos sabores e aromas da culinária baiana. Luiz Henrique do Amaral, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) garante que o setor será muito bem representado pela arena gastronômica dos grandes chefs de cozinha e a exposição do melhor da culinária das 13 zonas turísticas da Bahia. A Central do Carnaval, através do presidente Joaquim Nery, confirmou presença e vai lançar durante o evento as festas de São João produzidas pela instituição.

O Salão de Turismo e a Feira dos Municípios serão realizados pelo Governo da Bahia, através da Bahiatursa, Voluntárias Sociais e União dos Municípios da Bahia (UPB), órgãos municipais e parceiros.

Fonte: Bahiatursa

Nenhum comentário: