segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

"Vá...que depois eu vou" anima Circuito Osmar

Hoje não vou muito aos circuitos do Carnaval. Mas já o fiz, atrás de trios elétricos, acompanhando amigos turistas, como foliã pipoca, sem cordas limitando espaço, ou como repórter. Quando estava trabalhando, nunca parei diante de cordas. Passava por todos que estavam no caminho que eu cobria. Quando o bloco não era "cortês", ia driblando diretores. Geralmente, seguranças e cordeiros respeitavam repórteres e entendiam que era apenas uma passagem para chegar mais rápido ao destino, e não alguém querendo ficar ali, naquele sufoco.

Um dos melhores carnavais que tive foi quando acompanhei o bloco Comanches, um dos chamados bloco de índios, junto com um amigo canadense que estava fantasiado de... bandeira do Brasil. Criativo, prendeu guisos aos fios da barba, representando as estrelas, e fez uma roupa estranha nas cores verde, amarelo, azul e branco, também cheia de guisos. "Homenagem ao Brasil", informou. Ficamos bem perto da bateria. Os integrantes do bloco, o mestre e os percussionistas foram muito gentis conosco. Mesmo sem as fantasias oficiais, nos deixaram acompanhar bem de perto o batuque que faziam. Naquela época, ainda não fotografava (e não havia a facilidade das câmeras digitais). Uma pena, porque a fantasia de bandeira do Brasil do canadense ficou muito legal.

Era uma época em que se podia ir com mais tranquilidade atrás do trio elétrico, pois o Carnaval de Salvador ainda permitia isso, não estava tão lotado como o que vivemos neste século 21. Como diz Moraes, "é um verdadeiro enxame, gente"! Mas, cada geração tem o seu tempo e acredito que a atual aproveita demais a sua festa.

O meu Carnaval este ano, caros e caras turistas, aconteceu no sábado, 18, seguindo a saída dos blocos de sopro e percussão que indiquei aqui: Conhaque do Zé e Vá...que depois eu vou. Geralmente, a sexta-feira e o sábado de Carnaval são os dias mais tranquilos para quem quer evitar multidão. Como adoro música, e gosto de acompanhar os ritmos das baterias e as bandas de sopro, acho que estes são os melhores dias. Se você se animar a vir à Salvador no próximo Carnaval, verá, no entanto, que a festa tem música para todo tipo de gosto. Nem se preocupe. Dá para escolher com tranquilidade o que ver. Antes das minhas fotos, indico aqui neste link o flickr com imagens do Carnaval de Salvador, feitas pelos fotógrafos da Secretaria de Turismo.

Agora, Vá...que depois eu vou!

Antes de começar o esquenta, um feijão pra dar sustança

Quem disse que baiano é preguiçoso? Trabalhadas no feijão!

Tudo organizado para não ter problema de penetras no samba

Surpresa na concentração do Politeama: sambinha bom do grupo Veja Bem

Jayminho, diretor do bloco, e D. Ana, mãe de Raul, que foi homenageado pelos amigos por não estar mais entre eles...

Enquanto isso, o circuito Osmar espera a chegada de blocos

Fim do show, a banda Status chega para levar o bloco

Integrantes aproveitam para registrar bons momentos com parentes

Maestro Lico, após o Hino ao Senhor do Bonfim, começa o Carnaval

E leva os foliões direto para a avenida...

Continua no próximo post!





Nenhum comentário: