sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Pausa para um delicioso sorvete na Ribeira

Sorveteria da Ribeira (Cidade Baixa). Foto: Rita Barreto - Setur
Sorveteria da Ribeira (Cidade Baixa). Foto: Rita Barreto - Setur
Ainda tem um tempinho, antes de seguir de volta para casa, aproveite para se refrescar dos dias quentes de folia com um delicioso sorvete. A sugestão de hoje é um passeio leve, jovem, feito por meus enviados especiais que receberam uma prima, a filha e uma amiga maranhenses que vieram passar o Carnaval em Salvador. Eu havia indicado um passeio pela orla até Itapuã, onde poderiam provar o famoso acarajé de Cira, com água de coco, ou o pôr-do-sol no Farol da Barra, mas a sugestão vencedora (os jovens eram maioria) foi a famosa sorveteria do bairro da Ribeira.

O passeio foi feito no final de tarde, para pegar o pôr-do-sol, mas o dia nublado impediu as fotos (prometo que farei o roteiro fotográfico). A avaliação dos meus enviados foi a seguinte: pelo sorvete, incluindo a variedade de sabores, quantidade por preço (a partir de R$ 5), a nota foi máxima. O de coco continua sendo o carro-chefe, mas sabores como doce-de-leite, ameixa, açaí (no Maranhão chamado de Jussara) e umbu (este especialmente pelo sabor da fruta), a nota também receberam a avaliação máxima por parte das visitantes.

Ponta de Humaitá - Monte Serrat. Foto: Rita Barreto - Setur
Ponta de Humaitá - Monte Serrat. Foto: Rita Barreto - Setur

No quesito aparência do bairro, meus enviados informaram que as três turistas mostraram, pelo olhar, uma certa decepção, ainda mais que tinham saído de um dos principais e mais novos shoppings (vou falar sobre eles em outro post) da cidade, climatizado e luxuoso. No entanto, o percurso, à beira-mar, foi elogiado: a paisagem é belíssima, com a Baía de Todos os Santos e barcos ancorados como tema principal. Outro ponto positivo: o casario da Ribeira ainda chama a atenção pelo charme.

Praia da Ribeira (Cidade Baixa). Foto: Rita Barreto - Setur
Praia da Ribeira (Cidade Baixa). Foto: Rita Barreto - Setur

O bairro da Ribeira fica na Cidade Baixa e o passeio pode ser casado com passagens pela Igreja dos Mares, único exemplar de arquitetura gótica da cidade, Memorial de Irmã Dulce, no bairro de Roma, Praia e Igreja da Boa Viagem (onde acontece a chegada da tradicional Procissão Marítima do Senhor Bom Jesus dos Navegantes no dia 1º de janeiro), Ponta de Humaitá (outro local bonito para ver o pôr-do-sol), Forte de Monte Serrat (construção histórica que fez parte da linha defensiva do Brasil Colônia, com as fortalezas de São Marcelo, São Pedro, da Barra e Casa da Torre, em Praia do Forte), Colina Sagrada e Igreja do Bonfim.

Para conhecer melhor, veja mais fotos da Pensínsula Itapagipana no flickr oficial de turismo da Bahia (Setur/Bahiatursa).

Nenhum comentário: