quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Albergues baianos eleitos entre os 10 melhores do país

A Bahia teve três destaques na votação via Internet da rede Hostelling International (HI) que elegeu os 10 melhores albergues brasileiros em 2011. De acordo com o Ministério do Turismo, entre os 10 eleitos, quatro integram o Cadastur, sistema do Ministério do Turismo onde estão cadastrados prestadores de serviços turísticos e guias de turismo de todo o país. A capital baiana foi representada na lista, em 10º lugar, pelo Laranjeiras Hostel de Salvador, localizado no Pelourinho.

Entre os mais votados do Brasil, o Arraial D' Ajuda Hostel, da localidade de mesmo nome, em Porto Seguro (BA), ficou em segundo lugar, em uma eleição vencida por um albergue da Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. Ainda entre os albergues baianos, o Praia do Forte Hostel foi classificado em 5º lugar. A Praia do Forte, localidade litorânea do município de Mata de São João, fica a cerca de 75 km de Salvador. É um excelente destino para hospedagem ou um bate-volta para quem prefere ficar na capital.

O Rio Grande do Norte teve duas colocações. Pela terceira vez o Pipa Hostel ficou com o primeiro lugar, enquanto o Lua Cheia Hostel, na capital, Natal, em oitavo. Sampa Hostel, da capital paulista, ficou na nona colocação. A votação aconteceu pelo site www.hihostels.com e contou com votos do Brasil e do exterior.

Segundo a Federação Brasileira de Albergues de Juventude (FBAJ), os hóspedes de hostels têm perfil diferenciado dos que procuram meios de hospedagem tradicionais: são jovens entre 21 e 28 anos, universitários ou recém-formados, que buscam, sobretudo, intercâmbio cultural, troca de experiências e valores como liberdade, confraternização, paz e respeito.

Pela ordem de classificação, a partir do primeiro lugar, os vencedores foram: Pipa Hostel (RN), Arraial D' Ajuda Hostel (BA), Barra da Lagoa Hostel (SC), Jeri Brasil Hostel (CE), Praia do Forte Hostel (BA), Verdes Mares Hostel (RN), Rio Rockers Hostel (RJ), Lua Cheia Hostel (RN), Sampa Hostel (SP) e Laranjeiras Hostel, de Salvador (BA).

Segundo a Federação Brasileira de Albergues da Juventude, o Brasil possui cerca de 90 Hostels, com diárias que variam de R$20 a R$45. Ainda segundo a FBAJ, o país está entre os 15 países mais bem servidos deste meio de hospedagem no mundo, e é líder na América Latina. Os albergues da Juventude podem ser encontrados nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O Cadastur possui 70 albergues credenciados em situação regular. O cadastro do MTur é obrigatório, de acordo com a Lei do Turismo (11.771/08), para meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café). Estão também no grupo, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos, parques temáticos e guias de turismo (Lei 8623/93)

Leia mais no site do Ministério do Turismo e no Uol, e aqui. Lista com os sites do Top 10 HI aqui.

E por falar em meios de hospedagem, o Ministério do Turismo divulgou esta semana, de forma preliminar, dados de uma pesquisa encomendada ao IBGE, sobre o tema. Nas 27 capitais brasileiras são 250.284 unidades habitacionais, em um total de 373.673 leitos, suficientes para atender a 554.227 hóspedes, informa o MTur.

Nenhum comentário: