domingo, 8 de janeiro de 2012

Hoje tem fim de tarde com arte

Artesã Antonia Sales expõe bonecas de pano


Um dia, no ano de 1969 do século passado, o prefeito de Salvador resolveu projetar um espaço todo especial para que casais pudessem aproveitar umas boas horinhas de namoro, com segurança e sem que ninguém os importunasse. Estava criado o Jardim dos Namorados e muita polêmica junto com ele. O espaço nada mais era que um grande estacionamento, localizado na orla, entre o bairro da Pituba e o antigo coqueiral do Jardim de Alah, em área antes ocupada por uma invasão.
Nos anos 1990, o Jardim dos Namorados passou por uma grande reforma e melhor aproveitamento: virou parque, com quadras esportivas, anfiteatro, pista para caminhada e bicicleta, além de estacionamentos. É comum, no início do dia, ver pessoas caminhando, correndo, fazendo exercícios ou apenas aproveitando a vista do mar no local. No final da tarde, moradores descem dos apartamentos para passear com as crianças e cachorros e casais passeiam de mãos dadas.
Na pista do anfiteatro, espaço para malabarismos

Para o turista, durante a Primavera e o Verão, entre os meses de setembro e março, ali acontece a Feira de Artesanato da Bahia. Em fins-de-semana alternados, cerca de 80 barracas de produtos típicos e culinária apresentam o que há de mais significativo entre lembrancinhas e sabores do estado. Ótima oportunidade para quem se hospeda nos hotéis da Pituba, Jardim Armação, Avenida Tancredo Neves, Costa Azul e arredores, de ver e comprar tapetes de cestaria e trançado, toalhas bordadas, panos pintados à mão, utilitários e decorativos de cerâmica, bonecos de massa fria e de pano, esculturas de metal e madeira, miniaturas, mandalas, roupas, bolsas, acessórios e bijuterias ou provar tapiocas, mingaus, bolos, licores e outras iguarias e bebidas típicas do Nordeste.
A atração é o legítimo artesanato de Salvador e do interior
Neste mês de janeiro de 2012, de acordo com o coordenador do evento, Jorge Reis, do Instituto Mauá, a feira acontece excepcionalmente em três fins-de-semanas seguidos. Hoje, 8, tem. O horário vai das 16 às 22 horas. Ah, o parque Jardim dos Namorados fica longe de onde você vai se hospedar? Então aproveite o evento "Delícias do Porto", todas as sextas-feiras, das 15 às 21h30, no Porto da Barra, onde está a sede do Mauá, com seu acervo do que há de mais significativo do artesanato da Bahia.

Depois de ver e comprar, pausa para um lanche típico

O parque é também lugar de contemplação

E o que tem a informação do início do texto com isso tudo? Só para lembrar um pouco da história recente de Salvador, o que o leitor terá, de vez em quando, no blog.

Nenhum comentário: