segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Eu vou lhe deixar a medida do Bonfim


fitas
O colorido das fitinhas e a fé de baianos e turistas

Entramos na semana da festa mais famosa da Bahia, depois do Carnaval: a Lavagem do Bonfim. Se chegará a Salvador nesta época, não esqueça de por na mala, pelo menos, uma peça de roupa branca, pra entrar no clima das festividades. E disposição para andar muito. Além disso, prepare-se para alguns rituais, como o da fitinha. A fita do Bonfim foi criada em 1809. Mais conhecida como "medida do Bonfim", seu tamanho original correspondia ao comprimento do braço direito da imagem de Nosso Senhor do Bonfim, que fica no altar principal da igreja. A tradição "manda" prender a fitinha no pulso com 3 nós, um para cada pedido. Quando ela cai, significa que os pedidos serão (ou foram) atendidos. Outros preferem amarrar a fitinha no gradil do adro, também fazendo pedidos ou agradecendo graças alcançadas ou, ainda, deixando uma lembrança de que ali esteve um dia. A tradicional "Lavagem do Bonfim" é realizada na 2ª quinta-feira do mês de janeiro, próximo dia 12. Fiéis e turistas vestem-se de branco a caminham da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, em um percurso de 8 km. "Quem tem fé, vai a pé". No final, baianas lavam as escadarias do adro da igreja com água de cheiro e flores.

"A tradição de lavar o adro da igreja com água de cheiro nasceu do trabalho dos escravos, que faziam a preparação do local para a novena em louvor ao Senhor Crucificado. A lavagem foi proibida pela Arquidiocese de Salvador, em 1889, mas voltou a ser realizada nos anos 1950, com a participação de adeptos do candomblé. Hoje, reúne fiéis de todas as crenças e credos." (Fonte: Festas populares)

A celebração Católica ao Senhor do Bonfim conta com missas, novena e procissão.Nesse caso, os dias principais são o sábado e o domingo seguintes à quinta-feira da lavagem. Festa e lavagem são eventos distintos, mas de igual importância para o calendário de festividades religiosas e profanas de Salvador. O oficial português Teodósio Rodrigues de Farias foi quem trouxe de Portugal a imagem do Cristo, em 1745, primeiramente colocada em uma igreja de Itapagipe. Em 1754, em procissão, os fiéis a levaram para o seu atual templo, no alto da Colina Sagrada.

E vai rolar a festa...
Prefeitura lança portal oficial do Carnaval de Salvador nesta segunda (9)

Nenhum comentário: