domingo, 17 de dezembro de 2017

Que venham os turistas (II): Bahia espera 5,6 milhões de visitantes


Programação cultural da capital baiana atrai turistas para o centro histórico de Salvador (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
Junto com o verão nesta quinta-feira, 21, a expectativa, na Bahia, é um incremento de 5,6 milhões de visitantes (8,46% a mais que na temporada anterior) nas 13 zonas turísticas do estado, estima a Secretaria de Turismo. O verão representa 37% de todo o movimento de turistas no estado. Parte desse incremento de turistas nacionais e internacionais deve-se aos novos voos para os destinos baianos, assegura a Setur.

As companhias aéreas Gol, Latam, Azul e Avianca anunciaram mais de 3,4 mil frequências adicionais para cidades como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. No verão passado foram 1,5 mil. Há, ainda, os voos com origem em Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai) em direção a Salvador. Fatores como a redução de ICMS para o combustível de aviação e a promoção da Bahia contribuíram para o reforço da malha aérea, afirma o secretário do Turismo, José Alves.


Baiana recepciona turistas no porto de Salvador em ação da Bahiatursa e Setur (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

De olho nestes números, até o fim do Carnaval a Setur anuncia ações de receptivo no porto e no aeroporto da capital baiana. Em janeiro, 12 navios com capacidade para mais de 35 mil passageiros aportam na capital baiana. No porto, turistas são recebidos por baianas. A programação prevê apresentação de grupos de samba de roda e a realização de pintura tribal e oficina de turbante na área interna do Portão de Desembarque Nacional do Aeroporto de Salvador.


O SAT aeroporto fica próximo ao desembarque doméstico do terminal (Foto: Rosilda Cruz/Bahiatursa)


Postos de Informação. A Bahiatursa mantém unidades do Serviço de Atendimento ao Turista no Pelourinho, na Estação Rodoviária de Salvador e no Mercado do Rio Vermelho. O posto do aeroporto funciona diariamente, das 8h30 às 20h, de segunda a sexta, e das 9 às 19h aos sábados e domingos. No Pelourinho e na Rodoviária, o SAT  fica aberto das 8h30 às 18 horas (segunda a sexta) e das 9 às 17h (sábados e domingos). O posto do Mercado do Rio Vermelho atende das 8h30 às 18 horas, de segunda a sexta; das 9 às 17 horas aos sábados, e das 9 às 14 horas aos domingos.

Nos postos os turistas têm acesso a material informativo e mapas de Salvador, do Pelourinho e das 13 zonas turísticas do estado, além de atendimento em dois idiomas (inglês e espanhol) com informações sobre rede hoteleira, restaurantes, pontos turísticos, segurança e transporte, informa a Bahiatursa.

Nenhum comentário: