quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Novo gramado para o Farol da Barra. Viva!

As obras estão em andamento e preveem também a construção de um mirante (Foto: Bruno Concha/Secom Salvador)

Enfim começou a recuperação do gramado do entorno do Forte de Santo Antônio da Barra, uma das mais belas paisagens históricas e naturais de Salvador. Onde hoje turistas e moradores deslumbram-se com o pôr do sol e a linda Baía de Todos os Santos era o ponto de observação no qual os colonizadores faziam vigília para prevenir-se da entrada de navios inimigos na Cidade da Bahia. A primeira estrutura ali erguida data de 1596.

A Prefeitura informa que está utilizando 2,4 mil metros quadrados de grama da espécie Esmeralda, que se adapta bem ao solo e ao clima soteropolitanos. Uma boa notícia - desde que o equipamento não interfira muito na paisagem como já dissemos, histórica - será a construção de um mirante para observação do pôr do sol.

Turistas e moradores vão à Barra fotografar e aplaudir o espetáculo do sol (Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Se bem que nem precisa, já que as pessoas que frequentam o farol têm duas boas opções: ou sentar-se na grama na parte voltada para o mar, e aplaudir, como é feito diariamente em dias ensolarados; ou entrar no forte, visitar o Museu Náutico da Bahia ali instalado (pagando ingresso) e apreciar o espetáculo do pátio onde está fincado o farol.

As obras incluem "mirante para observação e contemplação, tirar fotografias e passeios em família. As intervenções abrangem ainda a colocação de guarda-corpos, elementos de acessibilidade no entorno do forte e nova iluminação cênica", informa a Prefeitura.

Turismo. O Forte de Santo Antônio, o de Santa Maria e o de São Diogo, o trio defensivo da entrada da Baía de Todos os Santos nos anos do Brasil Colônia e seguintes. compõem um circuito turístico que pode ser feito a pé pela orla da Barra. Nele, o turista visita três museus. Além do Náutico (cujo acervo é composto, entre outros, por obras resgatadas de embarcações naufragadas - saiba mais aqui), os espaços Pierre Verger (fotografias), no Santa Maria, e o Carybé (artes plásticas), no Diogo. Às quartas-feiras, a entrada é grátis nos dois últimos.

Nenhum comentário: