sexta-feira, 15 de abril de 2016

Projeto leva poesia aos jardins do Passeio Público

Passeio Público e Palácio da Aclamação(Foto: Jefferson Vieira/Divulgação)


Quem for ao Passeio Público, jardim localizado ao lado do Palácio da Aclamação, no centro da cidade, vai ter uma grata surpresa a partir de terça-feira, 19: encontrará as diversas árvores do local enfeitadas com poesia. Trata-se do Projeto "Pé de Poesia", cuja proposta é levar a arte poética aos espaços públicos de Salvador.

Aí você pergunta: mas como? Bom, de acordo com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), responsável pela administração do parque, um total de 600 poesias foram impressas em material especial (placas de PS), das quais 500 são de autoria de poetas contemporâneos e 100 homenageiam os dois maiores expoentes líricos da Bahia: Gregório de Mattos e Castro Alves.

Entrada do jardim e varanda lateral do Palácio (Foto: Divulgação)


Saiba mais sobre o jardim. O Passeio Público é um espaço nobre da capital baiana, e um de seus atrativos é a vista para a Baía de Todos os Santos. Outro atrativo é a quantidade de espécies da flora em um ambiente bucólico. E em terceiro lugar, é considerado um museu a céu aberto pela sua importância arquitetônico-paisagística e urbanística, e os diversos elementos artísticos espalhados pelo local, como belas estátuas.

Além disso, ele fica atrás de um dos mais belos palácios da cidade, o Aclamação, antiga residência dos governadores da Bahia e que já foi o único museu-residência da cidade, hoje fechado ao púbico.

Coordenado pelo escritor e músico Fabio Shiva, as placas-poemas ficam à disposição do público até meados do mês de maio. “Pé de Poesia” é um projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Servdonto, Artgraphic, Editora Cogito e Britto Serigrafia. A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) é uma unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Pé de Poesia


Serviço
O quê: Projeto “Pé de Poesia” no Passeio Público
Quando: de 19/04 a 16/05, aberto às 10h
Onde: Paseio Público (Avenida Sete de Setembro, ao lado do palácio da Aclamação - Campo Grande
Quanto: Entrada gratuita

Nenhum comentário: