quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vem aí a próxima temporada de cruzeiros marítimos de Salvador

Cruzeiristas movimentaram mais de um bilhão de reais na temporada passada


Não sei se vocês sabem, ou se lembram - já expliquei muitas vezes aqui - quando pensei em fazer um blog de turismo, em final de 2011, meu primeiro pensamento foi para os turistas que chegam de navio, aqueles que têm menos de um dia para conhecer a cidade. Daí ter batizado o blog com o nome de "Salvador em um dia", Isso lá no primeiro dia de janeiro de 2012. E agora mais uma vez os turistas  inspiradores do meu blog estão voltando a Salvador.

Em Salvador, a temporada de cruzeiros marítimos começa no próximo dia 9 de novembro. De acordo com dados do site da Codeba (Companhia de Docas do Estado da Bahia), é a data em que o primeiro cruzeiro ancora na capital baiana, o MSC Armonia, chegando de Tenerife e levando turistas (em continuação à chegada ao Brasil) até a cidade de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. O último a deixar a temporada de navios será o MSC Splendida, que parte no dia no dia 10 de abril de 2016 rumo a Recife e de lá, de volta à Europa. A MSC também é a companhia que mais trará navios para o Brasil - cinco transatlânticos.


Prédios alinhados com navio no Porto de Salvador (Silvianasci/salvadoremumdia)


Levando em conta dados do Porto de Salvador, na atual temporada (2015/2016), devem passar pelo litoral brasileiro os navios Armonia, Lirica, Splendida, Magnifica e Poesia (MSC), Sovereig (MWTI), Luminosa, Fascinosa e Pacifica (Costa), das principais companhias que operam cruzeiros de turismo. Também devem aportar em Salvador os navios Silver Spirit, Maasdam, Queen Mary II, Corinthian e Amadea, Azuka II, Marco Polo, The World, Prinsendam, MV Arcadia e Hanseatic (ISS Marine) e Crystal Synphony (Brandão F).

Durante o Carnaval (que vai de 5 a 12 de fevereiro), o Porto de Salvador, localizado à margem da Avenida da França, na Cidade Baixa, receberá os navios Armonia (chega dia 07/02 e parte no dia 08/02), Splendida (de 08 a 09/02), Lirica (de 09 a 10/02) e Azuka II (11/02).

Vista do Porto de Salvador com três cruzeiro atracados (Manu Dias/GOVBA)

EXPECTATIVA. No Brasil, as companhias operadoras de cruzeiros estão reunidas através da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), fundada em 2006, e também fazem parte, através dela, da CLIA (Cruise Lines International Association), associação mundial do setor.

De acordo com o site da Abremar, desde a temporada 2012/2013, foi constatada uma queda do fluxo de cruzeiros marítimos na costa brasileira, ocasionando a diminuição do número de leitos e rotas. Ainda assim, a associação comemorou cerca de 550 mil cruzeiristas na temporada passada, 2014/2015. Os números foram coletados através do estudo "Cruzeiros Marítimos - Estudo de Perfil e Impactos Econômicos no Brasil" divulgado no início deste ano.

"Estiveram na costa brasileira, durante a temporada 2014/2015, 10 navios, os quais transportaram 549.619 cruzeiristas. Desse total, aproximadamente 85% de brasileiros (ou seja, 469.396 cruzeiristas) e 15% de estrangeiros (80.223 cruzeiristas)." "As quatro armadoras presentes no Brasil durante a temporada 2014/2015 somaram 10 navios que, juntos, representam 29.562 leitos. Levando em consideração todos os cruzeiros realizados (230) no período e o número de escalas (939), pode-se constatar o total de 614.681 leitos ofertados na temporada."(Fonte: Estudo FGV/Abremar)

Na temporada passada quatro armadores trouxeram dez cruzeiros ao Brasil: MSC, Costa, Royal Carybean e Pullmantur. A MSC continuou sendo a que mais investiu em cruzriros no Brasil, com quatro navios e o maior deles, o Preziosa (com capacidade para 4,3 mil passageiros). O impacto total do setor de cruzeiros na economia brasileira - na temporada passada - chegou a R$ 2,142 bilhões.


Salvador conta com terminal de passageiros desde a Copa 2014 (Foto: GOV/BA)


Os cruzeiristas e tripulantes movimentaram, nas cidades e portos de embarque/desembarque e de trânsito, R$ 1,009 bilhão, enquanto que as armadoras (empresas que trouxeram os navios), gastaram - com combustíveis, taxas portuárias e impostos, compras de suprimentos, comissionamento de agências de viagens e operadoras de turismo, água e lixo, salários pagos, além de despesas com marketing e escritório, entre outros - R$ R$ 1,133 bilhão, revela o estudo. A temporada 2014/2015, de acordo com a FGV/Abremar, gerou 32.722 postos de trabalho na economia brasileira.

A temporada brasileira, que começou com a presença de seis navios em 2004/2005, já trouxe ao litoral 20 navios, na temporada 2010/2011, movimentando no país cerca de 793 mil cruzeiristas. Desde então, o número de navios foi caindo gradativamente, chegando a apenas dez na temporada passada (2014/2015), com o movimento dos cerca de 550 mil turistas.

Nenhum comentário: