quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Festival da Primavera acontece este ano no Jardim de Alah

Jardim de Alah visto da passarela do Costa Azul (Silvianasci/salvadoremumdia)


A chegada da Primavera será saudada em Salvador com a terceira edição do festival de música, música, gastronomia, esporte e demais manifestações artísticas e de lazer que acontece neste sábado, 19, e domingo, 20, no Jardim de Alah, orla da capital.

As novidades para esta edição, anunciadas pela Prefeitura, promotora do evento, são as oficinas de circo e slackline, o ônibus turístico Salvador Bus condizindo os turistas até a festa, os food trucks, distribuição de abraços e as feiras de artes e de flores. A grade musical terá Arnaldo Antunes, Larissa Luz, Paula Lima, Luciana Melo, Babado Novo e Márcio Melo. No total, 16 atrações locais e nacionais irão se apresentar nos dois palcos do festival, patrocinado pelo banco Itaú.

A transferência da festa para uma nova localização deu-se em função das obras de requalificação do bairro do Rio Vermelho, onde aconteceu a edição do ano passado, de acordo com o prefeito de Salvador, ACM Neto. “A cada ano a gente vai descobrindo lugares para realizar os grandes eventos e, assim, vão sendo consolidados novos espaços como locais atrativos na nossa cidade", explicou.

Atrações do Festival da Primavera 2015

Palco principal, sábado, 19. Os shows começam a partir das 17h. O roqueiro baiano Márcio Melo, único presente nas três edições do Festival da Primavera, dá início à programação musical. Em seguida, Larissa Luz com Luciana Mello e Paula Lima. Além de repertório autoral, as cantoras farão homenagens a vozes de mulheres negras, a exemplo de Elza Soares, Nina Simone e Miriam Makeba, entre outras. Larissa fará uma prévia do disco "Território Conquistado”.

Palco Principal, domingo, 20. O paulista Arnaldo Antunes será o primeiro a se apresentar, às 17h, com o show "Acústico". Antunes é um dos principais compositores da música pop brasileira, e é autor de hits como "Pulso", "Alma", "Socorro", "Não Vou Me adaptar", "Beija Eu", entre outros sucessos, em parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown. Em seguida, sob o comando da cantora Mari Antunes, a banda baiana Babado Novo sobe ao palco para fechar a programação musical no Jardim de Alah.


Turismo e tradição. Os turistas que estiverem na cidade e quiserem curtir o Festival da Primavera poderão ir até o Jardim de Alah gratuitamente. Uma parceria entre o Salvador Bus e a Prefeitura vai proporcionar que o visitante vá sem custo ao evento e ainda possa aproveitar para conhecer pontos turísticos pelo caminho. O roteiro e os hotéis que os ônibus vão passar estarão disponíveis no site do evento.


Monica San Galo é uma das atrações do minitrio (Foto: Divulgação)


Minitrio. Os artistas e bandas começam a se presentar a partir do meio-dia. Estão confirmadas as presenças de Mônica San Galo, Groovada, O Mundo, Geovana Costa, Pirombeira, Toco Y Me Voy, Nova Saga, Banda Malaô MC's. As apresentações começarão sempre às 12h, como uma preparação para o palco principal.

Artesanato e flores. Orquídeas, samambaias, bromélias, begônias, calândrias e copos de leite farão parte do cenário do Festival da Primavera, com a Arte Flores. Haverá também renda de bilro, objetos em papeis reciclados, peças de roupas, camisetas com diversas aplicações, bonecas, sandálias estilizadas, adereços e adornos femininos e biojoias.

Projeto Arte na Praça. Galeria com peças de artistas plásticos baianos, a exemplo de Guache Marques e Daniela Steele.

Circo. A Companhia Picolino e a Companhia Mirim Picolino irão ministrar oficinas de técnicas circenses como malabares, monociclo, acrobacia, pirâmides humanas, pulação de corda. As intervenções circenses acontecerão no sábado, das 11h às 17h.

Food Park. Contará com dez carros e três bikes, com funcionamento será das 9h às 19h, com opções desde o café da manhã até o jantar.

Esportes. Haverá Circuito de minibike, semelhante ao que aconteceu na Vila Infantil no Carnaval 2015. Estarão disponíveis minibicicletas do projeto Salvador Vai de Bike, para crianças entre três a sete anos, nas duas manhãs do evento, entre 9h e 12h. O minicircuito funcionará sob a orientação da rede nacional de ciclistas Bike Anjo, especializada em ensinar a pedalar nas ruas com segurança.

Passeio Cicloturístico. No domingo, 20, ciclistas do Movimento Salvador vai de Bike vão sair do Farol de Itapuã, às 8h30, e percorrer a orla, passando pelo Jardim de Alah, até Ponta do Humaitá. No Jardim de Alah, palco do festival, serão recepcionados com música.

Slackline e skate. Duas fitas serão instaladas no coqueiral para apresentações e oficinas das 8h às 11h. Às 14h, será aberta a pista de skate, onde profissionais e amadores poderão fazer performances na rampa. As duas atividades vão acontecer no sábado e domingo.

Tai Chi Chuan. O professor Edson Carvalho vai ensinar as técnicas do Tai Chi Chuan, com exercícios de postura fixa, incluindo o Zhan Zhuang (de pé como uma árvore) e alongamento.

Feira da Cidade. O evento itinerante, que reúne gastronomia, antiguidade, moda, música e manufatura, vai fazer uma edição comemorativa com direito a bolo e festa de aniversário. O projeto completa um ano e volta para o ponto de partida - o Festival da Primavera.  Dentro da programação da feira acontecerá uma ação de grafite ao vivo.

Cortejo Cultural. Percorrerá a área do evento, a partir das 12h do domingo, 20, com a participação do Grupo Wadô, Orquestra de Fred Dantas, Maracatu, Bonecões em Folia, Paroano Sai Milhó, Filarmônica União dos Artistas - Lira de Bom Jesus e Quabales.

Nenhum comentário: