sábado, 21 de março de 2015

É neste domingo! Vai começar o aniversário de Salvador

Dique do Tororó

Quem estiver em Salvador nos próximos oito dias, pode começar a preparar a agenda porque a cidade estará em festa pelos seus 466 anos de fundação. A capital mais antiga do Brasil começa a comemorar neste domingo, com a abertura do Festival da Cidade 2015.

E o início não poderia ser mais agitado: a partir das 7h30 acontece, no Dique do Tororó, The Color Run. Pelo nome, já sabe: vá preparado para se encher de cores. Em seguida, o grupo Alavontê, com seu pranchão - um trio elétrico de menor porte, no qual o artista fica praticamente no nível do público, encherá a avenida do Dique de som. O primeiro dia do festival, de acordo com a Prefeitura de Salvador, terá, ainda, teatro para adultos e crianças.

Os principais shows de aniversário de Salvador contarão com a participação de Maria Bethânia (28 de março, no Farol da Barra), Daniel (28 de março, no bairro de Cajazeiras) e Padre Fábio de Melo (29 de março, data do aniversário da cidade, na Praça Castro Alves).

Anote a programação deste domingo, 22. E clique aqui para saber a programação completa dos oito dias de festa para Salvador.


The Color Run. A partir das 7h30. Dique do Tororó. É uma corrida que mistura atividade física e diversão, onde o que importa é apenas correr, sem premiações ou competições. No final, os corredores levam um 'banho' de cores.

Pranchão do Alavontê . A partir das 10h30. O trio vai percorrer as duas avenidas em torno do Dique do Tororó, levando os artistas Ricardo Chaves, Manno Góes, Magary Lord, Jonga Cunha, Ramon Cruz e Adelmo Casé.

Gastronomia. A partir das 9h.  É um dos destaques da Feira da Cidade, mas vai acontecer no canteiro central da Avenida Centenário. Participam 25 chefes de cozinha com variados cardápios, da tradicional comida afro-brasileira a pratos exóticos, como o sanduíche de bode. Os preços populares variam entre R$ 5 e R$ 15. Como a edição deste domingo, 22, é a de número 50, a feria terá como inspiração os anos 1950, incluindo a decoração e trilha sonora homenageando os 'anos dourados', como a década ficou conhecida.

Arte e artesanato. Além da gastronomia, a feira também terá estandes de arte, moda, design, brechó, vinil e flores, até as 20h, também na Centenário.

Teatro. A partir das 17h, na principal praça do bairro de Nazaré.  Projeto Arte Todo Dia com o espetáculo “Vovó Lulu na Praça”. A peça mostra  o diálogo com Deus de uma idosa entre 80 e 90 anos, politizada, questionadora, bem humorada e, acima de tudo, fiel aos seus princípios de esperança na humanidade. A história de Vovó Lulu em HQs (Quadrinhos), com ilustrações do artista gráfico Tielson Santos, será distribuída ao público.

Mostra Prêmio Braskem de Teatro. Como parte da grade de atrações do primeiro dia de comemoração ao aniversário de Salvador, serão encenados espetáculos às 11h, 16h e 19h30, a preços populares. No Teatro Vila Velha (Passeio Público, Campo Grande), será apresentada a peça “Bonde dos Ratinhos”. No Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura do Salvador Shpping), “PUMM – Por um mundo melhor”. E  no Teatro Martins Gonçalvez (Escola de teatro, no Canela), “As Confrarias”.

Nenhum comentário: