sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Museu mais antigo da Bahia abre exposição comemorativa

Quadros, porcelanas e cristais integram acervo (Fotos: MAB?divulgação)

O “24 anos na história do Museu de Arte da Bahia” estão sendo apresentados ao público em uma exposição que vai até março de 2015. Entre as obras, há gravuras de Debret, quadros de Rescala e mapas antigos de Lisboa e de Salvador.

A exposição apresenta obras de arte a mapas, painéis de azulejo, peças de vestuário feminino e porcelanas, entre outros.


O museu fica no Corredor da Vitória, em um casarão histórico que já foi residência de governadores e a casa do principal traficante de escravos da cidade. Reza a lenda que teria um túnel ligando a mansão à encosta da Vitória, onde os escravos eram recebidos.

À frente da residência ainda existe o recuo circular que abrange os dois lados da avenida, mandado fazer pelo antigo proprietário para que a sua carruagem de seis cavalos pudesse fazer a manobra com facilidade.

Exposição. Para facilitar o entendimento ao visitante, foi montada uma linha do tempo nos espaço expositivos do andar térreo, com mostras das principais aquisições, doações, exposições, publicações e restaurações (entre pintura, porcelana, mobiliário e prataria), realizadas entre 1991 e 2014. 

“O objetivo é apresentar uma prestação de contas à sociedade baiana”, explica a diretora Sylvia Athayde, que assina o projeto, coordenação e curadoria da mostra.

Com a mostra de suas aquisições, o MAB presta contas das doações recebidas

O MAB é o museu mais antigo da cidade, fundado em 1918. Em seu acervo há uma coleção de pinturas dos artistas Teófilo de Jesus, Miguel Navarro y Cañizares, João Francisco e Manoel Lopes Rodrigues, Presciliano Silva, Mendonça Filho, Alberto Valença, Diógenes Rebouças, Rescala, Francisco Rodrigues Nunes, Vieira de Campos, Emidio Magalhães, Carlos Bastos e Esperidião Matos.





Outros destaques são as gravuras e desenhos, que inclui mapas de Lisboa e Salvador, dos séc.XVI e XVII, à época da invasão holandesa na Bahia, vistas da cidade de Salvador com várias cenas urbanas, além da importante documentação iconográfica realizada por J. B. Debret na sua viagem ao Brasil entre 1816 e 1831.

Nas duas ultimas décadas de existência, recebeu como doações 282 peças. Outras outras 436 foram adquiridas, entre pintura, desenho, gravura, escultura, mobiliário, porcelana, prata e cristais.  Foram restauradas 250 pinturas, 56 molduras, 67 esculturas, 281 obras com suporte em papel (desenhos e gravuras), 53 móveis, 18 objetos de porcelana, 03 painéis de azulejo, 10 peças de prata e 27 acessórios femininos.

“Cumprimos as funções de um verdadeiro museu, conservando e divulgando o seu patrimônio, publicando livros e catálogos, reeditando antigas publicações e interagindo na educação da sociedade, através das suas múltiplas atividades culturais”, complementa a curadora Sylvia Athayde.

Serviço
O quê: Exposição “24 anos na história do Museu de Arte da Bahia”
Onde: Museu de Arte da Bahia (Avenida Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória)
Quando: até março de 2015 (terça a sexta, das 13 às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h)
Informações: (71) 3117-6902 

Nenhum comentário: