segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Comércio é arrumado para Réveillon comandado por Ivete

Monumento ao Povo da Bahia e Mercado Modelo, na Cidade Baixa
Ainda não havia escrito sobre o tema, mas ao receber a informação da faxina que a Prefeitura está fazendo para a festa acho que é hora de apresentar o Réveillon de Salvador.

A chegada do Ano de 2015 será celebrada na capital baiana com uma programação que vai durar oito dias. A festa principal, como no ano anterior, acontecerá na Praça Cairu, no bairro do Comércio, entre o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

A contagem regressiva da virada do ano será comandada pela cantora Ivete Sangalo, seguida de um show de fogos de artifício. A queima de fogos acontecerá simultaneamente em outros dez bairros, incluindo a Barra, além do Comércio.


A Barra com o Farol ao fundo, um dos locais de festa (Max Haack/Agecom)

Programe-se porque serão, de acordo com a Prefeitura, 37 shows musicais e 45 apresentações artísticas gratuitas, entre os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro (de domingo a domingo). Haverá feira gastronômica e música para todos os gostos: além de Ivete, estão confirmados Daniela Mercury, Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Psirico (de Márcio Vítor), Saulo, Jorge e Matheus, Thiaguinho, Harmonia do Samba (de Xanddy), Vanessa da Matta, Pablo, o DJ francês Bob Sinclar, entre outros.

A Feira de São Joaquim, em Água de Meninos, e a Barra também terão programação na semana de festa. Na Barra, no palco do Farol, os shows serão instrumentais (novidade deste ano), com apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia, Vagner Tizo, Hermeto Pascoal, Ed Mota, Baiana System, Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz. Ufa!



Bairro do Comércio visto do mirante da Praça Municipal (Fotos: Agecom)


E os preparativos (aqueles dos quais falei lá em cima) começaram pelo bairro do Comércio, onde a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Município (Sucop) realiza uma série intervenções.

Entre os serviços em andamento estão a limpeza do Monumento à Cidade, de Mário Cravo Jr, a recuperação dos passeios de pedra portuguesa, recuperação do guarda-corpo do Mercado Modelo, dos acessos entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa e por aí vai.

Escultura de Mário Cravo Jr sendo preparada para as festas de fim de ano
Agora, vamos ao que importa para a sua programação, que é a festa. Como estamos em uma terra de sabores, cores e artes, a abertura dos trabalhos será na Feira de São Joaquim, no bairro de Água de Meninos, na Cidade Baixa, com a realização de uma edição especial da Feira da Cidade.

O evento reúne barracas de gastronomia, antiguidades, música, vinil, moda, artes visuais, design, manufaturas, decoração e livros, será realizado durante todo o dia, na Feira de São Joaquim. Os shows terão a animação de Otto e Baiana System. 

Não é preciso dizer que a nossa principal feira é um "universo" especial dentro da cidade. São Joaquim tem tudo que a cultura soteropolitana precisa para sobreviver, desde os ingredientes das principais iguarias típicas até quinquilharias que enfeitam nossas casas, cenários de filmes, minisséries, novelas e as casas dos bacanas (sim, tem decorador que garimpa peças por lá). Vale a pena visitar.

Voltemos de novo à festa. Do dia 29 de dezembro ao dia 1º de Janeiro os espetáculos acontecem na Praça Cairu, no palco principal do Réveillon de Salvador, culminando com o projeto Pôr do Som, de Daniela Mercury, no primeiro dia do ano.

No mesmo local, ainda na manhã do dia 1º, será possível, apreciar o início da Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, com a famosa procissão marítima, cujo embarque acontece no II Distrito Naval. No final da tarde, chega Daniela Mercury e convidados para cantar ao pôr-do-sol.

Nos dias 2, 3 e 4 de janeiro, as apresentações acontecem na Barra, onde 45 artistas farão apresentações de música instrumental, teatro, dança e circo. A Feira da Cidade integrará a programação do Réveillon Salvador 2015, na Barra e no Comércio, com opções de gastronomia, flores, antiguidades e artesanato.

Serviço
O quê: Réveillon de Salvador 2015
Quando: de 28 de dezembro a 4 de janeiro
Onde: 28, na Feira de São Joaquim (Água de Meninos). De 29 a 1 de janeiro, na Praça Cairu (Comércio). De 2 a 4 de janeiro, no Farol da Barra (orla da Cidade Alta)

Anote toda a programação e escolha o dia em que vai à festa

Dia 28/12 (domingo)
Feira de São Joaquim
Feira da Cidade (gastronomia, flores, antiguidades e artesanato)

Dia 29/12 (segunda-feira)
Praça Cairu
Carlinhos Brown
Saulo
Jorge e Matheus
Bob Sinclair

Praça Cairu e Elevador Lacerda











Dia 30/12 (terça-feira)
Praça Cairu
Claudia Leitte
Wesley Safadão
Thiaguinho
Harmonia do Samba

Dia 31/12 (quarta-feira)
Praça Cairu
Vanessa da Mata
Psirico
Ivete Sangalo
Aviões
Pablo

Dia 1º/01 (quinta-feira)
Praça Cairu
Pôr do Som – Daniela Mercury e convidados

Dia 02/01 (sexta-feira)
Barra
Grupo Garagem
Hamilton de Holanda
Toninho Horta
Ifá Afrobeat

(Foto: Max Haack/Agecom)











Dia 03/01 (sábado)
Barra
Vagner Tiso acompanhado na Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)
Yamandu Costa
Hermeto Pascoal
Sanbone Pagode Orquestra

Dia 04/01 (domingo)
Barra
Metais e Percussões da Neojibá
Ed Motta
Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz

Nenhum comentário: