quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Prefeitura fará levantamento de árvores de Salvador

Área verde em condomínio de Salvador próximo à "sede" do blog

Depois da poda realizada em toda a cidade, meses atrás, com algumas ações exageradas, por sinal, com a extinção completa de alguns exemplares pelo órgão municipal responsável pela conservação da cidade, agora a Prefeitura anuncia uma boa notícia. Será realizado em Salvador um plano de arborização que inclui o georreferenciamento de todas as árvores da cidade, identificação do número e quais as espécies, quanto tempo de vida, qual a situação delas, onde estão localizadas e como conservá-las.


O trabalho integra uma série de ações coordenadas visando a preservação e ampliação de áreas verdes, visando plantar 30 mil novas mudas este ano e com a meta de 100 mil novas plantas nativas da Mata Atlântica até 2016.

Exemplar de Pau-brasil (fotos: silvianasci)
Segundo o levantamento feito em 2006, foram cadastradas pouco mais de 94,5 mil árvores em Salvador, em áreas como a Avenida Luiz Viana Filho, orla, Centro e Cidade Baixa.

A atualização dos dados também pretende munir a administração municipal e outros institutos de pesquisa e preservação de um banco de dados para subsidiar políticas públicas e projetos na área de meio ambiente na capital baiana, informa a prefeitura.

Enquanto as novas árvores não chegam, moradores e turistas podem experimentar o prazer das áreas verdes da cidade em diversos parques, a exemplo do São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário, Parque da Cidade, na Pituba/Itaigara, Parque de Pituaçu, na orla, Costa Azul, também na orla, entre outros. (Com informações da Agecom. Fotos: Silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: