quarta-feira, 16 de julho de 2014

Uma nova orla para Itapuã prevista para dezembro de 2014

Como ficará parte da orla do bairro (Reprodução do site da Agecom)

Dezembro é a previsão dada pela Prefeitura de Salvador para a entrega da nova orla do famoso bairro de Itapuã, no litoral norte da cidade de Salvador. As obras de requalificação começaram nesta segunda-feira, 14, com o início da demolição dos antigos estabelecimentos comerciais - barracas, restaurantes e quiosques - no calçadão do bairro, a partir da escultura da Sereia (obra de Mário Cravo Jr) até o Largo das Baianas, nas proximidades do início da Ladeira do Abaeté.

Local real da maquete apresentada na primeira foto (fotos: Silvianasci)

De acordo com o projeto de requalificação da Prefeitura, será feita a reestruturação dos passeios, alvenarias e ciclofaixa, construção de oito boxes grandes e 14 de tamanho menor, distribuídos pelos comerciantes que atuam na área requalificada. As baianas de acarajé - como a famosa Cira - serão mantidas no mesmo local em que já atuavam.

Escultura da Sereia, de Mário Cravo Jr, na área que será modificada (2012)


Projeto. Ainda de acordo com a Prefeitura, o total de investimentos chega a  R$ 9,3 milhões sendo recursos 100% municipais. Ao todo será requalificado um trecho de cerca de 30 mil m². Além da ciclovia, a orla de Itapuã ganhará espaço para roda de capoeira, convivência de pescadores e apresentações culturais, pista tátil com demais elementos para garantia da acessibilidade, inclusive acesso à praia, quiosques para venda de bebidas e comidas, área esportiva, equipamentos de ginástica e integração da praça da igreja com a orla através de um piso no mesmo nível. (Com informações da Agecom)

Nenhum comentário: