segunda-feira, 14 de julho de 2014

Turistas da Copa visitam o Palácio do Planalto em Brasília

(Foto: Blog do Planalto/Divulgação)

Uma das atrações turísticas de Brasília durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, encerrada neste domingo, 13, foi a Visitação Pública para a Copa do Mundo ao Palácio do Planalto, sede do governo federal. Durante o campeonato, com uma média diária de 260 turistas, mais de seis mil pessoas estiveram no Palácio desde 10 de junho, quando se iniciou o Programa.

Destes, 980 eram estrangeiros, grande parte da Colômbia, Estados Unidos e Argentina. O recorde de visitas foi em 22 de junho, véspera do jogo entre Brasil e Camarões no estádio Mané Garrincha, quando 730 pessoas compareceram. Leia a notícia completa no Blog do Planalto em  e mais fotos aqui.

Em Salvador, há alguns palácios ligados ao executivo estadual: a residência oficial de Ondina (ou Palácio de Ondina), onde o governador mora com a família; o Palácio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, onde ele despacha; e os palácios da Aclamação e Rio Branco que, oficialmente, já foram a residência oficial e o palácio de governo.

Praça Municipal com o Palácio Rio Branco (à direita da foto)
(Fotos: Silvianasci)

O Palácio Rio Branco, administrado pela Fundação Pedro Calmon, é atualmente a sede do Memorial dos Governadores (da República em diante), e aberto à visitação pública ou para exposições temporárias e outros eventos culturais. Fica na Praça Municipal, no Centro Histórico, e no sítio onde se encontra foi construido, pelo fundador de Salvador, Tomé de Sousa, o primeiro palácio governamental do Brasil, em 1549.

Já o Palácio da Aclamação, transformado em museu-residência por algum tempo, hoje é fechado ao público e usado pelo cerimonial do governo do estado em ocasiões especiais. Fica no bairro do Campo Grande.

Palácio da Aclamação (Fotos: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Obelisco localizado no jardim defronte ao palácio

Entrada do Passeio Público, jardim ao lado do Aclamação


Nenhum comentário: