terça-feira, 3 de junho de 2014

Vamos caminhar pelo Centro Histórico de Salvador?

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Largo do Cruzeiro de São Francisco com a "igreja de ouro" ao fundo

O mês de junho - com as festas juninas e a Copa do Mundo FIFA 2014 - está movimentado no Centro Histórico de Salvador. É hora de levantar daí e fazer um passeio, tomar um sorvete e ver as novidades da principal atração turística da Cidade da Bahia. Vamos?


Vou confessar: nasci aqui, quando morei fora, sempre visitava a cidade nas férias, voltei a morar na capital baiana mas, em todo este tempo, nunca deixei de me sentir encantada pelo valor, beleza, cores e sensações do Centro Histórico de Salvador. Garanto: é uma preciosidade, mesmo quando falta uma pintura de fachada aqui ou ali, quando uma rua contrasta com outra de construções não muito belas. Um passeio a pé por nossa história é básico, turista. Não deixe de fazer.

www.salvadoremumdia.blogspot.com
O Pelourinho é logo ali onde está a torre azul da igreja

O motivo - e preciso de motivo? - da minha mais recente visita foi uma aula prática. Com outro olhar, as ruas ficam ainda mais atrativas e fascinantes. Sugiro fazer o "tour a pé - caminhada histórica" indicado pelo folheto turístico da Prefeitura. Dois dos principais shoppings da cidade - Salvador (Avenida Tancredo Neves) e Salvador Norte (Paralela, região do Aeroporto) - ganharam postos de informações turísticas onde os folhetos e mapas são distribuídos gratuitamente.

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Gostamos de amarrar fitinhas em gradis: compre a sua e faça os pedidos

Existem, ainda, os Centros de Atendimento ao Turista (clique aqui e saiba onde encontrar um CAT) da Secretaria de Turismo (Setur)/Bahiatursa.

Você pode começar pelo bairro do Comércio, no Mercado Modelo, e subir o Elevador Lacerda ou Plano Inclinado Gonçalves (gosto mais do "plano" por causa da vista da Baía de Todos os Santos); pela Rua Chile, passando pelas praças Municipal (Tomé de Souza) e da Sé; ou entrar via Baixa dos Sapateiros e fazer o tour em sentido inverso ao tradicional, começando pelo Largo do Pelourinho e seguindo em direção ao Terreiro de Jesus.

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Fim de uma tarde de sábado no Terreiro de Jesus: Catedral Basílica de Salvador
A caminhada que fiz começou pelo Terreiro de Jesus (onde vimos a Catedral Basílica, Cruzeiro e igrejas de São Francisco (a "de ouro") e Ordem Terceira de São Francisco (com sua fachada toda esculpida). Seguimos pela Rua da Ordem Terceira e entramos pela Rua das Laranjeiras. Esta é uma das ruas mais charmosas do Centro Histórico de Salvador.

A simpatia da "baiana" Adriana na charmosa Rua das Laranjeiras

Daí descemos pela Rua Gregório de Mattos, Nesta rua você vai passar pela Praça Tereza Batista e se for em um dia de sábado, à tarde, vai encontrar, com certeza, um bom show de música. Caminhe no ritmo do som que vai ouvindo, que é mais gostoso. Chegamos ao Largo do Pelourinho. É uma visão deslumbrante, após caminhar pelas ruas estreitas de pedras, quando nos deparamos com toda aquela luz que emana no largo.

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Largo do Pelourinho mesmo em dia nublado mantém sua beleza

A primeira coisa que sempre noto, quando chego neste lugar, é o magnífico contraste dos "azuis" da fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo ( tradicionalmente conhecida por Rosário dos Pretos). O interessante é que os fiéis e turistas começaram a amarrar fitinhas do Bonfim nas grades desta igreja, o que a torna ainda mais bonita!

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Os 'azuis' da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Se quiser continuar caminhando, suba a Ladeira do Carmo e chegue à Rua do Carmo, onde há mais igrejas e conventos, casarios, galerias de arte e lojas de artesanato, simpáticos bares e restaurantes e o bairro (ainda) residencial mais charmoso do Centro Histórico de Salvador.

www.salvadoremumdia.blogspot.com
A parada para o sorvete na Cubana (Fotos: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Na volta, pela Rua Alfredo de Britto, uma paradinha para um sorvete da Cubana (tradicional sorveteria de Salvador). O de coco verde é sensacional. O pessoal é muito simpático e você pode pedir uma 'paletinha' para provar um ou outro sabor antes de escolher. O ambiente interno é muito charmoso.

Além de tudo isto, o que faz qualquer lugar são os seus personagens, como Uiraquitã, que vende um delicioso cafezinho. Outra dica para um final de passeio: parar, tomar o café e conversar um pouco. Afinal, são estas pessoas que tornam o Centro Histórico de Salvador, além das belas e centenárias fachadas, um bairro realmente vivo, colorido e interessante na Cidade da Bahia!

www.salvadoremumdia.blogspot.com
Pessoas que dão vida ao lugar: Uiraquitã vende um delicioso cafezinho

Serviço
Alguns atrativos da caminhada: Catedral Basílica, Memorial de Medicina (a primeira faculdade brasileira), Largo Pedro Archanjo (shows), Largo Tereza Batista (shows), Largo Quincas Berro D'Água (shows), Museu de Azulejaria Udo Knoff, Largo do Pelourinho, Museu da Cidade, Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja do Rosário dos Pretos, Casa do benin, escadaria e Igreja do Passo (onde foi filmado "O Pagador de Promessas", além de bares, restaurantes, pousadas, albergues e hotéis.

Nenhum comentário: