quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Finalmente temos de volta o Plano Inclinado Gonçalves

Adicionar legenda
Atenção, turistas, aproveitem, peguem suas câmeras e desçam por ele: com funcionamento gratuito por um mês, voltou a funcionar, após dois anos e oito meses, o Plano Inclinado Gonçalves, um dos ascensores de ligação da Cidade Alta (Praça da Sé) à Cidade Baixa (Bairro do Comércio), no Centro Antigo de Salvador. Ele foi reaberto na manhã desta quarta-feira, 5. Envidraçado, os dois bondes que se revezam na subida e descida permitem a visão de monumentos do bairro do Comércio, do Porto de Salvador, com seus gigantescos navios e d Baía de Todos os Santos.

De acordo com a Prefeitura, foram investidos R$ 2,6 milhões, na obra iniciada em maio de 2013, para o remodelamento de motores, caixas de comando e recuperação total dos dois bondes, que mantiveram as características originais. O projeto também incluiu a contenção da encosta e a reforma da sede do 18º Batalhão da Polícia Militar, instalado no local. Cada bonde transportará por vez mais de 30 passageiros, por um valor de R$ 0,15 (quinze centavos). Em média, serão 10 mil pessoas por dia.




O prefeito ACM Neto explicou que a meta de seu governo é por em funcionamento pleno todos os ascensores de Salvador. Já está em execução a obra para requalificação do Plano Inclinado Liberdade/Calçada, previsto para voltar no segundo semestre de 2015. Também será requalificado o histórico Plano Pilar, na região do Santo Antônio Além do Carmo, ainda em fase de estudo.

História. Estudos mostram que no local onde está localizado o Plano Inclinado Gonçalves já havia, desde o século XVII, uma rampa aberta pelos jesuítas. A inauguração do primeiro equipamento no local aconteceu 1874. Na década seguinte, passou por reformas, recebendo uma plataforma plana para transporte de animais. Posteriormente, já com cabines fechadas, passou a levar passageiros. A linha foi eletrificada em 1909, ganhando novos carros de modelo europeu. No mesmo período, a estação inferior foi reconstruída. Uma nova reforma foi finalizada em 1931. (Com informações e fotos da Agecom Salvador)

Nenhum comentário: