sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Rio Vermelho se prepara para saudar Iemanjá no dia 2

Praia da Paciência, cenário da festa, com a Igreja de Santana e Casa de Iemanjá

Milhares de pessoas são esperadas no bairro do Rio Vermelho neste domingo, 2 de fevereiro, dia da tradicional Festa de Iemanjá. Como em todos os anos, os baianos vestem branco ou azul (a cor do orixá) e partem, com presentes nas mãos, para encher os balaios que serão levados pelos pescadores da Colônia Z-1 para a Rainha do Mar, como prega o culto do Candomblé. É uma festa muito apreciada e um espetáculo para os turistas.


Festa de Iemanjá em 2013: Praia da Paciência lotada de fiéis

A colônia fica na Praia da Paciência, uma das três que compõem o bairro mais boêmio de Salvador. Este ano, os pescadores promoveram uma mudança e os balaios serão disponibilizados, no caramanchão, a partir das 6h do sábado, dia 1°, um dia antes da festa. As celebrações seguem durante todo o dia e, às 22h, os devotos vão até o Terreiro Oxóssi de Ojimirim, na Federação, que estará de portas abertas para as obrigações religiosas. Na madrugada do dia 2, às 3h, os devotos oferecem um presente para Oxum, rainha das águas doces, no Dique do Tororó, outra tradição da celebração religiosa.

Largo de Santana, onde acontecem apresentações de capoeira e a festa profana

Por volta das 5h, já de volta ao Rio Vermelho, os pescadores promovem a alvorada de fogos de artifício para chamar os moradores para a festa. Os balaios com os presentes continuam à disposição dos fiéis. Perfumes, sabonetes, adereços e flores são os mais levados pela população, como pagamento de promessas, agradecimento ou para fazer pedidos. No local também já estará o presente principal, mandado preparar pelos pescadores, que a cada ano é uma surpresa. Os balaios começam a descer para os barcos a partir das 16 h e por eles levados ao mar.

Ialorixás e iaôs ficam no caramanchão guardando o presente principal

Enquanto a parte religiosa segue com a fila de entrega de presentes, a profana é realizada nas barracas - 66 ao todo- e nas ruas do bairro. É comum os moradores receberem amigos com feijoada e há, ainda, a realização de diversas festas nos bares e restaurantes do lugar.

A infraestrutura é garantida pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) do município. O esquema prevê sanitários químicos, segurança e posto de saúde no Largo da Mariquita.

No interior da Casa do Peso, onde o altar do orixá, fieis também depositam flores


História. Caiala, Dandalunda, Inaê, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Oguntê, Oloxum, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Sobá e Sereia do Mar são alguns dos nomes pelos quais o povo de santo chama a Rainha do Mar. Odo Yá é a saudação ao orixá dos mares e das águas. No candomblé, Iemanjá é a mãe de todos os orixás. É vista como a Nossa Senhora da Conceição pelos católicos, como a Janaína dos índios e a Sereia dos marinheiros europeus. 

Durante todo o dia povo de santo e fieis promovem rituais à beira d'água

A origem da festa remete ao ano de 1923 quando, diante da escassez de peixes no mar do Rio Vermelho, um grupo de pescadores resolveu oferecer presentes para Iemanjá. De acordo com o relato popular, os peixes voltaram e, desde então, todos os anos a tradição se repete. Curiosamente, os festejos eram realizados em conjunto com a Igreja Católica até a década de 1960. Atualmente, a data é celebrada por devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.

O Rio Vermelho, barco que conduz o presente principal, lidera o cortejo marítimo

Lenda. Conta a lenda do povo iorubá (da atual Nigéria) que Iemanjá, filha de Olokum (o deus africano do mar) transformou-se em rio para fugir de seu marido, rei de Ifé, que, embriagado, a perseguiu com seus exércitos até a casa de seu pai, onde fora buscar efúgio e proteção. Mais tarde, seguindo o seu povo iorubá, Iemanjá atravessou o oceano protegendo os escravos das tormentas marítimas e, chegando à Bahia, fez do exílio seu reino. (Com informações da Agecom Salvador. Fotos: Silvianasci)

Nenhum comentário: