sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Principal afoxé da Bahia comemora 65 anos com show

Afoxé Filhos de Gandhy no Pelourinho (Foto: Janela do Mundo/Divulgação)

O mais tradicional afoxé do Carnaval de Salvador, o Filhos de Gandhy, completa, este ano, 65 anos de fundação e as comemorações começam neste sábado, 1º de fevereiro, em show especial no Museu du Ritmo, a partir das 17h. Com direção musical de Letieres Leite e artística de Elísio Lopes, o show contará com músicas tradicionais da agremiação e homenagens, em forma de música. Carlinhos Brown é o convidado especial da festa.


Desde 18 de fevereiro de 1949 o mais antigo afoxé de Salvador caminha como em seu cortejo. Passos leves e marcantes apontam uma história de resistência pacífica e representatividade cultural. O grupo surgiu no Porto de Salvador, no bairro do Comércio. Naquele ano, inspirados pelo líder indiano Mahatma Gandhi, envoltos em lençóis e com turbantes feitos com toalhas na cabeça, o grupo saiu das ruas do bairro do Comércio para brincar o Carnaval.

"Com toda certeza os Filhos de Gandhy são hoje a maior expressão de um Afoxé. Eles cumprem a premissa destes tipos de blocos, também chamados de Candomblé de Rua, e seguem a forte ligação que têm com a ritualística e tradição do culto afrobaiano", afirma Letieres Leite, maestro da Orkestra Rumpilezz e diretor musical do novo espetáculo sonoro apresentado pelo bloco.

Para o show do dia 1º, Letieres explica que fará um repertório baseado em canções no ritmo Ijexá. "Serão músicas tradicionais, com uma leitura fiel à sua ancestralidade musical. Será um momento muito bonito”, diz. Entre as canções, não faltarão "Patuscada de Gandhy", "Filhos de Gandhy Badauê" e "Olha o Gandhy Aê", muito conhecidas do público, que ganham novos arranjos.

Além delas, leituras de artistas que fizeram parte da história do cortejo, como "Menino de Deus", de Caetano Veloso, "Andar com Fé eu Vou", de Gilberto Gil, e "Ogum Pai", dos Tincoãs, também serão apresentadas no "Estilo Gandhy". "O público assistirá a uma nova modelagem artística da Banda Show Filhos de Gandhy. Seguiremos o mesmo tema do Carnaval: ‘Gandhy - tradição, religião, fé e respeito - uma reverência aos templos dos orixás’", conclui Xiko Lima, vice-presidente do Afoxé.

Serviço
O quê: 65 anos dos Filhos de Gandhy, com participação de Carlinhos Brown
Quando: sábado, 1º de fevereiro, às 17h
Onde: Museu du Ritmo (Avenida Jequitaia, 1, Comércio)
Quanto: R$ 20 (Ticketmix e sede do Gandhy, no Pelourinho)

Nenhum comentário: