quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ocupação hoteleira fecha 2013 abaixo da média anterior

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Pesquisa da ABIH-BA é feita em grandes hotéis da capital baiana

Foram apenas pouco mais de dois percentuais, mas a hotelaria de Salvador fechou o ano de 2013 com uma taxa média de ocupação abaixo da verificada durante o ano de 2012. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia, Manolo Garrido, os resultados estão ligados a fatores como deterioração da cidade e falta de segurança.

O desempenho da hotelaria coincide com dados recém divulgados pela Infraero sobre o movimento de passageiros no aeroporto internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães. Os dados da Infraero apontam uma queda de 5,2% em relação a janeiro-novembro de 2012 (8.105.936), informa a ABIH-BA.


“Um conjunto de fatores que dizem respeito à deterioração da cidade e de seus atrativos turísticos – orla, pontos históricos, parques, mobilidade, centro histórico, - bem como aspectos ligados à falta de segurança, são os principais motivos apontados para esta perda de competitividade dos últimos anos", analisa Manolo Garrido.

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Avenida Tancredo Neves ganhou alguns dos novos hotéis de Salvador
Ainda de acordo com o presidente da ABIH-BA, o aumento na oferta de hotéis na capital, sem o correspondente aumento do número de visitantes, também "ajuda explicar o desempenho medíocre da hotelaria. Espera-se que em 2014 se concretizem as realizações por parte do setor público, necessárias para reverter esse quadro. Tem muito a ser feito".

Números. A taxa média de ocupação em 2013 ficou em 56,27% e a diária média, R$ 217,61, gerando um Revpar (indicador ponderado da diária e ocupação) de 122,64, de acordo com os dados da ABIH-BA. Comparando-se com o ano de 2012, verifica-se que em 2013 a taxa de ocupação situou-se 2,5 pontos percentuais abaixo da média do ano anterior (58,76%) e a diária média, 8,1% acima da média de 2012 (R$ 201,28). Deste modo, o Revpar deste ano superou em 3,9 pontos percentuais o de 2012, crescimento este inferior à inflação estimada para 2013.

Os dados são fruto da Pesquisa Conjuntural da Hotelaria (Taxinfo), realizada em parceria entre as associações da Bahia e Brasil. Em Salvador, participam da pesquisa uma amostra de 25 grandes e médios hotéis, que oferecem 4.357 apartamentos (cerca de 21% do total  de 20 mil apartamentos ou 40 mil leitos, segundo a Pesquisa de Serviços de Hospedagem de 2011 do IBGE). Os dados são fornecidos mensalmente pelos próprios hotéis ao Portal Cesta Competitiva e a média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana. (Fonte: ABIH-BA. Foto: Salvadoremumdia/silvianasci)

Nenhum comentário: