segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Jornalista ensina arte de criar turbantes em oficina na Ribeira

Jornalista ensina a fazer acessório que gosta de usar (Foto: divulgação)


"Turbantes: uma questão de identidade". Com esta proposta, a jornalista Cristiele França vai ministrar a sua primeira oficina para ensinar a fazer e como usar o tradicional acessório. "Se você sempre quis usar um turbante, mas nunca soube por onde começar, chegou a hora de aprender", convida a comunicadora, que aprendeu a arte "observando em casa, testando, fazendo amarrações".

Muito usado no oriente, a origem do turbante ainda é incerta. Nos anos 1960 do século XX, ganhou o gosto feminino, como acessório da moda, embora muito antes já fizesse a cabeça de mulheres como a cantora Carmem Miranda ou a escritora Simone de Beauvoir. Em Salvador, o acessório sempre fez parte da cultura. O uso de lenços, torços e turbantes na cabeça sempre foi muito comum entre as mulheres da capital baiana, independente de estar ou não na moda.

A primeira oficina de turbantes Derê Min será realizada nos dias 18 e 19 de janeiro (sábado e domingo), na Ribeira (Cidade Baixa, em Salvador). Os participantes receberão noções de dez diferentes tipos de amarrações, dicas de maquiagem e composição visual, para combinar com o acessório, informa a jornalista. Ela também ensinará pelo menos duas amarrações no estilo torço, um pouco menor que o turbante.

"Teremos tecidos disponíveis para as alunas, mas, caso tenham tecidos em casa, elas podem levar". Para quem vai levar o próprio tecido, Cristiele recomenda os mais encorpados e lembra que "seda e cetim não servem para os turbantes". Além das peças de tecido para a venda, haverá o Bazar das Pretas, com a comercialização de acessórios, como pulseiras e brincos. 

Bacharel em jornalismo, com passagens pelas rádios Cultura e Metrópole FM, Cristiele França atualmente é repórter da Tudo FM. Começou a se interessar por turbantes por gostar de usar a peça. Hoje o seu hobby é criar novas amarrações. Realizar o curso é uma forma de passar a tradição adiante.

A oficina acontecerá das 12h as 16h (dos dias 18 e 19 de janeiro), no Restaurante Lula Cebola (Avenida Beira Mar, 473), no bairro da Ribeira. As inscrições estão abertas até 11 de janeiro e o investimento será R$ 50. Mais informações podem ser obtidas através do email cristifranca@gmail.com.

O bairro da Ribeira fica na Península Itapagipana, na Cidade Baixa, banhado pela Baía de Todos os Santos. Uma das curiosidades sobre o bairro, que tem muitas atrações, foi o de abrigar o hidroporto de Salvador, na Avenida Porto dos Tainheiros, em área dos pescadores de tainhas, que tiveram que abandonar o espaço. Construído entre 1937 e 1939, impulsionado pela descoberta de um poço de petróleo no bairro do Lobato, recebia hidroaviões de modelo Catalina, que decolavam e pousavam (amerissavam) no mar.  Com a Construção do atual Aeroporto de Salvador, por volta de 1943, o Hidroporto dos Tainheiros foi desativado. Clique aqui para saber outras atrações da Ribeira.

Nenhum comentário: