quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Casa do Rio Vermelho será transformada em memorial

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Estátua de Jorge Amado e Zélia Gattai, no Largo de Santana, no Rio Vermelho


Uma boa notícia para os amantes da literatura e dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai: a casa onde o casal viveu, desde quando a família voltou a Salvador em 1963, e onde descansam as suas cinzas, sob a árvore da qual mais gostavam, será transformada em um memorial de visitação pública.

O termo de cessão para o uso da casa será celebrado entre a Prefeitura de Salvador e a família Amado na próxima sexta-feira, 31, às 11h, na Casa do Rio Vermelho. Na oportunidade, o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, vai explicar como será viabilizado o projeto.


O Memorial Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai terá como acervo  cultural desde peças de decoração de artistas plásticos famosos, como Carybé e Calazans Neto, que foram presenteadas ao casal ao longo de sua vida, até as cinzas dos escritores, depositadas sob uma mangueira no quintal da casa.

Durante o período em viveram no local, eles receberam visitas de artistas e intelectuais como a do escritor chileno Pablo Neruda e do comediante brasileiro Zé Trindade. Boa parte das histórias da casa está no livro Casa do Rio Vermelho, de Zélia Gattai, no qual, de uma forma deliciosa, sem compromisso com sequência temporal, em forma de crônicas e memórias, ela conta como o casal decidiu voltar a residir em Salvador, passando pela escolha do bairro, do imóvel e a construção da casa.

Há crônicas sobre a plantação do jardim, das árvores, as visitas ilustres, a permanente presença de amigos e as "peças" que Jorge e o amigo e compadre (o artista plástico) Carybé (que os inspirou a viver no Rio Vermelho) pregavam um no outro. Um livro de leitura imperdível antes de fazer a visita ao memorial. A residência fica na rua Alagoinhas, número 33, onde acontecerá a assinatura do termo de cessão. (Com informações da Agecom)

Serviço
O quê: Assinatura do termo de cessão para o uso da Casa do Rio Vermelho.
Quando: sexta-feira, dia 31, às 11h.
Onde: Rua Alagoinhas, 33, Rio Vermelho.

Nenhum comentário: