sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Turismo rural: Bahia ganha estrada temática do chocolate

O processo de produção do chocolate começa com a extração das sementes

Chocólatras de todo o Brasil, preparem-se: a Bahia ganhou a sua primeira estrada temática tendo o chocolate como principal atração. São 35 quilômetros ligando os municípios de Ilhéus e Uruçuca, passando pela bela Itacaré, com a alternativa das belezas naturais em torno das das antigas fazendas de produção de cacau. A estrada temática fica a 464 quilômetros de distância de Salvador.

A Costa do Cacau é uma região de boas praias e remanescentes de Mata Atlântica nativa. Possui o conforto do aeroporto de Ilhéus, como porta de entrada. Depois, é só pegar a Estrada do Chocolate que oferece aos visitantes a oportunidade de vivenciar o turismo rural, com direito a passeios pelas fazendas e o acesso à experiência daqueles que conhecem a história dos coronéis de cacau e casos pitorescos.

Fazem parte do roteiro as fazendas Riachuelo, Provisão, Mocambo, Almada, Renascer e Leão do Ouro, famosas pela cultura tradicional do cacau, todas abertas à visitação pública. Os turistas podem conhecer o rico mobiliário colonial, típico da época dos coronéis e o vasto acervo sobre a cultura do cacau. O ponto alto da visita inclui o acompanhamento do processo de coleta e preparo da semente, a produção e a degustação do chocolate.


O novo produto foi apresentado no 38º Fórum Estadual do Turismo


Na Fazenda Riachuelo, além de ver o preparo de vários tipos de doce à base do cacau e todo o sistema de produção relacionado ao chocolate, do cultivo à embalagem, é possível desfrutar de belas paisagens, vivenciando as fortes raízes culturais.

A Fazenda Mocambo está sendo transformada em hotel para que o visitante vivencie o dia a dia de uma fazenda de cacau. E a Provisão oferece um cenário com barcaças de secagem das sementes, capela e o Rio Almada, que passa em toda a extensão da propriedade. A casa é em estilo colonial e abriga um museu com objetos que pertenceram ao intendente de Ilhéus, coronel Domingos Adami.

Já na estrada Itacaré-Ilhéus, junto à Casa da Tapioca, é possível conhecer o Café Cacau, estabelecimento foi criado pela pequena empresária Marli Brito, que produz mais de 100 itens feitos com a fruta. É o preferido por celebridades que passaram por Itacaré, como Juliana Paes, Camila Pitanga, Suzana Vieira, Reynaldo Gianecchini, entre outros. (Fonte: Bahiatursa. Fotos: Rita Barreto e João Ramos/Bahiatursa)

Serviço

Como chegar
Via terrestre: a Estrada do Chocolate fica a 464 km de Salvador. Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, subir o viaduto que dá  acesso à BR-101, daí seguir pela BA- 415 até Ilhéus, ou a 252 passando por Uruçuca até Ilhéus. De ônibus, sair do Terminal Rodoviário de Salvador pela empresa Águia Branca.

Via aérea: as empresas aéreas TAM e GOL têm voos diretos de Salvador para Ilhéus. Aeronaves partem também do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

Via marítima: o Porto do Malhado (Ilhéus) serve de ancoradouro para navios vindos de todas as partes do mundo.

O que visitar
Fazenda Riachuelo
20 km do Centro de Ilhéus
Rod. Ilhéus-Uruçuca Km 15
Tel (73) 3633-6899

Fazenda Provisão
Rod. Ilhéus-Uruçuca Km 27
(73) 9906-9903

Fazenda Renascer
Rod. Ilhéus-Uruçuca, Km 25
(73) 3231-3996

Fazenda Almada
Rod. Ilhéus-Uruçuca, Km 18,5
Tel: (73) 3633-6649

Fazenda Mucambo
(73) 3234-1212

Onde ficar: consulte o Turismo Bahia

Nenhum comentário: