sábado, 28 de dezembro de 2013

Com as bênçãos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes

Galeota Gratidão do Povo (Fotos: Manu Dias/Secom)

Além dos quatro dias de shows do Réveillon de Salvador, a população da capital baiana vai cumprir mais uma tradição do seu calendário festivo religioso. O primeiro dia de 2014, para muitos baianos, começa com as bênçãos do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, na tradicional procissão marítima pela Baía de Todos os Santos.

A devoção, de origem portuguesa e que acontece desde 1750 tem o ponto culminante no dia 1º de janeiro, com as centenas de embarcações navegando pelas águas da baía para levar a imagem do Bom Jesus de volta à Igreja da Boa Viagem.

Quem estiver na Praça Cairu para o show da virada pode permanecer no bairro do Comércio e presenciar a saída de uma das mais belas procissões marítimas do país. Barcos enfeitados, alguns com música a bordo, acompanham a Galeota Gratidão do Povo pelas águas da Baía de Todos os santos, da Barra até a Praia da Boa Viagem. O embarque acontece no cais do II Distrito Naval, bem próximo à praça.


Procissão marítima contorna Salvador desde a Barra até a Boa Viagem


O tema de 2014 é Navegando no Mar da Esperança, jovens tornam-se discípulos do Bom Jesus. As homenagens, que começaram nesta sexta-feira, 27, vão até o primeiro dia de janeiro, com celebrações religiosas e festa em torno da igreja, em um verdadeiro Réveillon popular, quando o povo continua comemorando a chegada do Ano-Novo.

A galeota Gratidão do Povo (embarcação que leva a imagem) vai para o mar às 15h30 do dia 31, quando o o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, celebrará a missa do embarque da imagem do Bom Jesus dos Navegantes, seguida da procissão marítima até o cais do porto. De lá, ao lado da imagem de Nossa Senhora da Conceição, o andor do Bom Jesus será levado para a Basílica da Conceição, no bairro do Comércio.

No dia 1º de janeiro de 2014 (terça-feira), às 8h, o arcebispo celebra mais uma missa, abrindo a programação. Em seguida, por volta das 10h, a imagem é levada até o píer da Capitania dos Portos, embarcada na galeota e acontece a tradicional procissão, que vai até o Porto da Barra e passa também pelo cais do Porto e Forte de Monte Serrat, seguindo até a Praia da Boa Viagem.

História. Como a de muitas outras festas populares, a origem da procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes é imprecisa, mas acredita-se que remonta ao século XVIII, época em que o tráfico de escravos negros vindos da África e o comércio marítimo com o Oriente eram intensos. Os infortúnios das longas viagens, como as doenças e os ataques dos navios piratas, levaram os marinheiros a buscar a proteção divina do Bom Jesus dos Navegantes, dando início a uma das mais tradicionais festas religiosas da Bahia. A Igreja da Boa Viagem foi erguida em 1750. (Fonte: Bahiatursa)

Nenhum comentário: