terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Amanhã tem procissão para Santa Bárbara no Pelô

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Largo do Pelourinho é o palco principal da festa (Fotos: Silvianasci)

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Em 2012, a cantora Maria Bethânia, devota de Iansã, prestigiou a festa

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Prédio do Museu da Santa casa de Misericórdia: passagem do cortejo religioso

Nesta quarta-feira, 4, começa oficialmente o ciclo de festas populares da Bahia, com a Festa de Santa Bárbara, padroeira do Corpo de Bombeiros e dos mercados da cidade, que acontece no Centro Histórico de Salvador. Alvorada de fogos (às 6h), missa solene (às 8h) e procissão (a partir das 10h) percorrendo as ruas históricas, homenagem do Corpo de Bombeiros, fogos de artifício e os tradicionais carurus servidos no Mercado de Santa Bárbara e em vários outros locais, são os fatos tradicionais desta festa católica com mesclas de Candomblé. Pelo sincretismo religioso (dos tempos remotos em que o culto do Candomblé era proibido) Santa Bárbara foi identificada com o orixá Iansã, dona dos raios e dos trovões.


http://salvadoremumdia.blogspot.com
Fiéis ocupam o Largo do Pelourinho para assistir à missa solene

Para o turista é um momento único de ver como a cultura baiana e suas tradições religiosas se mesclam no coração do seu povo. No interior da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo, mais conhecida como Igreja do Rosário dos Pretos, os fieis fazem suas orações, agradecem as graças alcançadas e fazem pedidos em louvor da santa católica. A imagem histórica pertencente ao mercado é guardada neste templo. Do lado de fora, o largo é arrumado com um destinado à missa solene, para onde o andor da santa é transportado.

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Início da procissão na Ladeira do Pelourinho defronte à Igreja do Rosário

Após a missa, os andores de Santa Bárbara e de vários outros santos são levados por fiéis através da Rua Guedes de Brito, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia (fique atento ao prédio do Museu da Santa Casa porque é lá que os famosos aparecem), Praça Municipal, Ladeira da Praça e Quartel do Corpo de Bombeiros. Momento único e emocionante: todas as sirenes dos carros soam em homenagem à padroeira da corporação, sob chuva de papeis laminados e coloridos de vermelho.

Seguindo pela Baixa dos Sapateiros (Rua J.J.Seabra), uma volta no Mercado de Santa Bárbara e o retorno ao Pelourinho, com muito espoucar de fogos, as ruas manchadas do vermelho, cor da santa e do orixá, muitas flores, fitas e cânticos. Adeptos do candomblé, com suas roupas solenes e bonitas, dão o toque especial à festividade. Vale a pena sair do hotel e ir até lá, ver como é vida a cultura baiana!

História - A história de Santa Bárbara remete ao século II, em Antioquia (Turquia), onde viveu. Ela era uma jovem belíssima e, devido ao ciúme do pai pagão, Dióscoro, foi encerrada em uma torre. Durante uma viagem do pai, ela se batizou, despertando a ira de Dióscoro que a denunciou e ela foi executada. O culto espalhou-se rapidamente pelo mundo, incluindo o Brasil. A Festa de Santa Bárbara é considerada patrimônio imaterial da Bahia desde 2008.

Serviço

Onde acontece - Largo do Pelourinho e ruas do Centro Histórico

Programação - A festa será iniciada com a alvorada de fogos às 6h. A imagem de Santa Bárbara fica no interior da Igreja do Rosário dos Pretos. A missa solene, presidida pelo capelão, padre Lázaro Muniz, será celebrada às 8h. A partir das 10h os devotos sairão em procissão pelas ruas do Centro Histórico levando andores da santa e de vários outros santos católicos.

Interdição de ruas - A Prefeitura do Salvador montou um esquema especial de serviços essenciais. Haverá interdição do tráfego de veículos, das 7h às 16h, na Ladeira da Praça, no trecho entre a Rua José Gonçalves e a Avenida José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros). A partir das 8h, haverá interdição progressiva do tráfego de veículos no Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Avenida José Joaquim Seabra, Rua Padre Agostinho e Largo do Pelourinho. Os moradores terão acesso aos locais mediante apresentação de comprovante de residência.

Nenhum comentário: