terça-feira, 7 de maio de 2013

Capital baiana festeja padroeiro na próxima sexta-feira

Mantendo uma tradição de 327 anos, a Câmara Municipal anunciou que na próxima sexta-feira, 10, será realizada a festa cristã em louvor ao padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier. Ao contrário do que muitos pensam, o Senhor do Bonfim, representado pela imagem do Cristo crucificado, não é, oficialmente, padroeiro da Bahia ou de sua capital, embora o seja no coração dos baianos católicos.

A festa será realizada com missa na catedral Basílica (Centro Histórico), seguida de uma procissão percorrerá o Terreiro de Jesus, onde fica a catedral, com os vereadores e populares se revezando na condução do andor com o busto relicário do padroeiro. Reza a tradição que a festa deve ser custeada pela Câmara Municipal. Explica-se...

Conforme a história, São Francisco Xavier intercedeu, a pedido da população, livrando Salvador de duas pestes, uma em 1686 (febre amarela) e a outra em 1855 (cólera morbus). Em bula solene datada de 10 de maio, o santo jesuíta foi proclamado padroeiro da capital baiana.

Desde então, em função das manifestações públicas decorrentes do feito milagroso, a Câmara Municipal de Salvador e a Arquidiocese se juntam para promover a procissão e a solenidade religiosa. A cada ano, o presidente da Câmara renova o compromisso político e cristão, mantendo viva uma tradição de mais de três séculos, informa a CMS.

Como na mesma data comemora-se o Dia Nacional dos Guias de Turismo, profissionais do setor também são convidados a participar da festa cristã. Em tempo: a padroeira da Bahia é Nossa Senhora da Conceição da Praia, cuja festa acontece no dia 8 de dezembro. (Com informações da CMS)

Nenhum comentário: