domingo, 5 de maio de 2013

Ascensor Plano Inclinado Gonçalves passará por reforma

Responsável pelo transporte de até 10 mil pessoas por dia entre a Cidade Alta (Praça da Sé) e a Cidade Baixa (Comércio), o Plano Inclinado Gonçalves, fechado desde março de 2010, passará por obras de recuperação. Com o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado do Pilar, representa uma das formas mais rápidas de ligação entre as duas "cidades" da capital baiana, no coração de sua parte histórica.

A reforma foi lembrada pelo vereador Leandro Guerrilha em sessão na Câmara Municipal nesta sexta-feira, 3. Ele parabenizou o prefeito de Salvador ACM Neto pela assinatura da ordem de serviço para início das obras de reforma. No total, o Plano Inclinado Gonçalves, que liga o bairro do Comércio ao Pelourinho, terá R$2,5 milhões de investimentos, para contenção de encostas, com revestimento vegetal e concreto, e estabilização do antigo prédio do 18º Batalhão da Polícia Militar da Bahia.

“Salvador é marcada por ser uma cidade dividida em duas. E é claro que um equipamento que faz parte dessa história, por ligar as duas cidades, assim como o Elevador Lacerda, precisa ser mantido e garantido para a população”, alerta o vereador Guerrilha.

Como atração turística da cidade, o Plano Inclinado Gonçalves proporciona, durante o pequeno trajeto, uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos. Na parte baixa, as ruas adjacentes à saída do ascensor, no bairro do Comércio, lembram muito ruas de Lisboa (Portugal).

O Gonçalves, conhecido antigamente como Charriot, remonta à um ascensor construído em 1610 pelos jesuítas (que atuaram na Bahia de 1549 até a expulsão em 1760). Em 1874, começou a funcionar com o nome de Guindaste dos Padres. Em 1889 foi reinaugurado, e chegou a ser chamado de Isabel, em homenagem à herdeira do trono do Brasil. O nome definitivo é uma referência ao empresário Manoel Francisco Gonçalves, engenheiro e diretor de uma empresa que explorava os serviços de eletricidade, telefonia e transportes em Salvador. (Com informações da Agecom e CMS)

Nenhum comentário: