quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cultura do interior invade capital durante salão do turismo

O colorido das tradições culturais da Bahia vão tomar conta de Salvador


Fanfarras, desfile de afoxés, capoeira, samba, repentistas, orquestra, peças teatrais e quadrilha junina, dentre outros atrativos que mostram a diversidade cultural da Bahia, começam a ser mostrados a partir da noite desta quarta-feira, 10, no II Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Durante os cinco dias do evento, o público poderá assistir a diversas apresentações de manifestações culturais do Estado, informa a Secretaria de Turismo (Setur), promotora do salão. A cerimônia de abertura, hoje, terá show da cantora Mariene de Castro para convidados. O salão será aberto ao público na tarde de quinta-feira, 11, a partir das 14h.

Embora seja uma ação de divulgação do turismo da Bahia, destinada a operadores, agentes de viagem, imprensa especializada e o trade em geral, para nós, moradores da cidade, o II Salão Baiano de Turismo também será um programa de fim-de-semana bastante interessante. Haverá barracas de comidas e bebidas, atrações para todo tipo de turista, da aventura ao religioso, do aventureiro ao que gosta de gastronomia e luxo, e toda a bagagem cultural do estado representada de diversas formas. A entrada é franca e o evento acontece de hoje até domingo, no Centro de Convenções da Bahia.


Já na cerimônia de abertura, o público presente (apenas credenciados e convidados) verá o que é que a Bahia tem, com o receptivo das baianas e a apresentação do afoxé Filhos de Gandhy a partir das 18h. O Cortejo Afro fará, em seguida, um desfile a partir das 18h20, enquanto o Rixô Elétrico de Fred Menendez se apresentará a partir das 20h10. No palco, a cantora lírica Inaicyra Falcão faz sua apresentação a partir das 20h, e às 20h40 será a vez do show da cantora Mariene de Castro.

Na quinta-feira, 11, o público confere a apresentação itinerante do grupo Swing do Pelô, a partir das 16h30 e da fanfarra Portal da Alegria, a partir das 17h30, divulgando a Micareta de Feira de Santana que acontece de 24 a 28 de abril. Os visitantes vão poder conferir também a apresentação dos repentistas Paraíba e Zé Quirino, a partir das 18h30. O Rixô Elétrico de Fred Menendez completa a programação itinerante, a partir das 19h30.

Já na sexta-feira, 12, as apresentações itinerantes começam a partir das 17h30, com o grupo Os Guaranis, da Ilha de Itaparica, e ainda o grupo de capoeira Gangarra. No mesmo horário, acontece a apresentação da Orquestra de Berimbaus Axé Bahia Brasil Axé, no balcão Bispo Turismo e Eventos. O forró invade o Salão com o cantor Quininho de Valente, que sobe ao palco a partir das 18h. No Auditório Mãe Menininha, o público confere a peça A Bofetada - Esquete Fanta e Pandora.

No sábado, 13, a programação tem início mais cedo, com a apresentação do Samba de Viola Unidos de Portão e Samba de Quingoma, a partir das 14h30. Às 15h30, o grupo A Volta da Jibóia, de Itacaré, também marca presença. O grupo Voa Voa, de Vera Cruz, se apresenta a partir das 16h30, e o grupo Fundação Internacional de Capoeira Angola, a partir das 17h30.

A programação do sábado ainda reserva os Bonecos de Trongochó, no estande Caminhos do Sertão, a partir das 18h. O tradicional forró marca presença com a apresentação no palco do grupo Quadrilha Junina Dançando o Nordeste, de Santo Antônio de Jesus, a partir das 18h30. E no Auditório Mãe Menininha, o público confere a peça Alvoroço – Uma Comédia feita por você, a partir das 19h.

No último dia do Salão, domingo, 14, as apresentações itinerantes têm início às 15h30, com os Índios Kariri- Fulniô e o grupo infantil de Trança Fitas, a partir das 16h. No estande Caminhos do Sertão, os Bonecos de Trogochó farão a festa, a partir das 16h30. No Auditório Mãe Menininha se apresenta o grupo Remedo Remedó, às 17h, e o grupo Zambiapunga, de Taperoá, faz apresentação itinerante a partir das 18h. No palco, a Filarmônica 25 de Dezembro, de Irará, se apresenta a partir das 18h30 e logo depois a cantora Amanda Santiago passa a comandar a festa. (Fonte: Setur)

Nenhum comentário: