domingo, 17 de março de 2013

Patrimônio Mundial no Brasil agora é listado em site do Iphan


silvianasci_salvadoremumdia
Largo do Cruzeiro de São Francisco, do conjunto histórico de Salvador

Você sabe quais são os bens brasileiros listados pela Unesco como Patrimônio Material da Humanidade? E os bens imateriais ou naturais? A relação completa dos bens brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) agora estão disponíveis no site oficial do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

De acordo com o Iphan, a iniciativa faz parte do projeto de revitalização dos conteúdos da página eletrônica do órgão, onde foram elencados os monumentos culturais, naturais e o patrimônio intangível, além das atas das reuniões do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, desde a sessão inaugural, em 1938. O acervo possui as deliberações e considerações de conselheiros ilustres, como Manuel Bandeira, Edgar Roquete Pinto, Afonso Arinos de Melo Franco, entre outros.

Os bens brasileiros listados como patrimônio material da Humanidade são o Centro Histórico de Salvador (Bahia), Brasília (Distrito Federal), Cidade de Goiás (Goiás), Centro Histórico de Diamantina e Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais), Centro Histórico de Olinda (Pernanmbuco) e Centro Histórico de São Luís (Maranhão). A Bahia tem representação ainda no item Patrimônio Imaterial com o Samba de Roda no Recôncavo Baiano. (Com informações do Iphan)

Nenhum comentário: