sexta-feira, 8 de março de 2013

Parque Histórico comemora aniversário de Castro Alves



Em 14 de março, Dia da Poesia e aniversário de Castro Alves (14/03/1847 – 06/07/1871) será lembrado com uma comemoração festiva para marcar a passagem dos 166 anos de nascimento do trovador baiano. A atividade acontecerá no Parque Histórico Castro Alves, na fazenda onde nasceu o poeta, em Cabaceiras do Paraguaçu (a 160km de Salvador), que reabrirá a exposição do acervo do museu sobre o poeta dos escravos.


A mostra é dividida em quatro salas e apresenta objetos pessoais, como fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros e indumentárias que levam o público a mergulhar no universo do mestre do romantismo brasileiro. No primeiro espaço, o visitante terá um panorama da vida e obra do poeta a partir do texto do professor Edivaldo Boaventura e de objetos que pertenceram a ele em vida. Dentre eles, se destaca o livro Espumas Flutuantes, única edição publicada com Castro Alves ainda vivo, em 1870.

As musas inspiradoras também estão presentes na mostra, através das fotografias de Eugênia Infante da Câmara, grande amor da vida do poeta baiano, e de Agnese Trinci Murri, sua última paixão. Ja a sala que tem a poesia como tema foi montada como um ambiente descontraído, climatizado e confortável. O visitante poderá ler e ouvir alguns dos principais versos sociais e românticos de Castro Alves.

Na sala para exibição de vídeos, a família do ilustre poeta é apresentada através da árvore genealógica, fotografias e objetos pessoais. O último espaço é uma homenagem póstuma, com releituras de poemas feitas em linguagem plástica por pintores da Geração 70 e telas produzidas em comemoração aos 150 anos de nascimento de Castro Alves. Condecorações, livros raros e um busto do trovador completam o ambiente.

A Festa - Durante as comemorações do dia 14, serão premiados os cinco primeiros colocados no 12º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves, que acontece no Parque Histórico no dia neste sábado, 9, a partir das 13h. Em 2013, os prêmios variam entre R$ 1.500 e R$ 600. A programação inclui ainda lançamento e distribuição do livreto comemorativo Tragédia no Lar, de Castro Alves, publicado pela FPC, e a edição especial do Projeto Leituras Públicas com o poeta Marcos Peralta, que fará a leitura da publicação.

Ao longo do dia, os visitantes também poderão assistir a uma missa festiva, participar da maratona do poeta, uma realização da prefeitura do município, e se divertir com apresentações de grupos culturais. O FeiraMóvel, ônibus biblioteca da FPC, instalará, em frente ao Parque, uma pequena feira de livros que serão vendidos a preços módicos; promovendo, assim, a democratização do acesso ao livro. O cantor, compositor e sanfoneiro Gerri Cunha, do Bando do Velho Chico, encerra a festa cantando consagrados xotes e baiões de Luiz Gonzaga, a exemplo de Xote das Meninas, Asa Branca e Baião da Penha.

Em Salvador – O Dia da Poesia e o aniversário de Castro Alves também serão celebrados na capital, com o Cortejo Poético Performático Dia Nacional da Poesia, a partir das 9h, saindo da Praça da Piedade em direção à Praça Castro Alves. Na Praça do Poeta, haverá uma Roda de Poesias e performance por diversos grupos com o poema O Livro e a América. Alguns dos participantes estarão caracterizados de importantes personalidades da literatura baiana: Marcos Peralta representa o poeta Castro Alves, Gilberto Teixeira e Edilson Dias viverão o Cuíca de Santo Amaro, Tiago Oliveira e Osmar Machado (Tolstói) incorporam o poeta Gregório de Mattos.

Os eventos são promovidos pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), Fundação Pedro Calmon (FPC), unidades da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia.

O poeta


Serviço:
O que: Comemoração dos 166 anos de nascimento de Castro Alves
Quando: 14 de março de 2013
Onde: Parque Histórico Castro Alves - Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu.

Programação:
5h – Alvorada
8h – Missa Festiva (Igreja São João Batista)
9h – Sessão Solene em homenagem a Castro Alves na Câmara Municipal
10h – Apresentação de grupo cultural
10h20 – Reabertura da exposição
10h40 – Sessão Solene em tributo ao poeta
11h30 – Premiação dos vencedores do 12º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves
14h – Espaço para homenagens
Leituras Públicas com Marcos Peralta (FPC)
15h30 – Apresentação do projeto Sopa de Letras
16h – Maratona do poeta
16h30 – Show Gerri Cunha canta Gonzagão

(Fonte e fotos: Dimus/Ipac)

Agnese Trinci Murri


Nenhum comentário: