quinta-feira, 7 de março de 2013

Gondim lança orquestra de sanfoneiros do São Francisco

Terminado o Carnaval e com a proximidade do fim do Verão é hora de dar vez a outros ritmos. Um projeto diferente e inovador que une a música e a cultura do Nordeste foi criado pelo cantor, sanfoneiro e compositor Targino Gondim em parceria com o produtor cultural Celso Carvalho. Trata-se da Orquestra Sanfônica, que surgiu no início deste ano de 2013 e reúne os mais famosos sanfoneiros do Vale do São Francisco (BA), conhecido como celeiro de bons sanfoneiros.

Na formação de 15 sanfoneiros estão nomes como  Flavio Baião, Rennan Mendes, Adão Bagaggi, Wanderley do Nordeste, Valmirzinho do Acordeon, Cleyton, Daniel de Itabaiana, Silas, Almir do Boqueirão, Manel Geraldo, Manuzinho do Acordeon e Jervílson. No repertório do show, as sanfonas viajam por ritmos como chôro, samba, tango, bossa-nova, forró, xote, baião e marchinhas juninas.

As apresentações estão previstas para o período junino e a orquestra já prepara uma homenagem a Luiz Gonzaga. “Queremos mostrar o potencial dos sanfoneiros da região e propagar a sanfona pelo mundo’, diz Targino.

Vamos torcer, em Salvador, para que o secretário de Turismo do Estado e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, tome logo conhecimento da orquestra e inclua apresentações no São João da Bahia,  promoção da Setur, marcado para o mês de junho no Centro Histórico de Salvador.

Nenhum comentário: