sábado, 23 de março de 2013

Feriadão: esqueça o carro e navegue no Paraguaçu e na baía

Praia de Loreto, Ilha dos Frades (Tatiana Azeviche/Setur)

Guardar o carro, esquecer a lei seca, reunir a família e alguns amigos e sair para navegar entre a Baía de Todos-os-Santos e o Rio Paraguaçu é uma das sugestões para o feriadão da Semana Santa na Bahia. O passeio, a bordo de uma charmosa escuna transformada em pousada, tem como destino a Rota do Paraguaçu e passa por lugares como Salinas da Margarida, Maragojipe e Itaparica.

Durante três dias, o turista poderá conhecer a cultura do Recôncavo Baiano, ter contato com a cultura de pescadores e mestres de saveiro, a culinária regional, as festas locais e os restaurantes de quituteiras tradicionais das cidades às margens do rio e à beira da baía.


“A Rota do Paraguaçu é a joia da coroa”, enfatiza Antônio Garcia, idealizador do charmoso Schooner Resort, inspirado em passeios similares feitos nos gulets (escunas) turcos. A embarcação, que inicia os passeios no Saveiro Clube, na Ribeira, foi construída em Camamu e lançada ao mar em 2009. O conceito adotado pelo resort do mar é comum no Mediterrâneo, Caribe, Polinésia e Costa Leste dos Estados Unidos. Na Bahia, é utilizado pela primeira vez.

Garcia explica que a Baía de Todos-os-Santos é privilegiada em relação aos destinos internacionais. “O Mediterrâneo é turisticamente explorado de maio a setembro. Aqui, a navegação pode acontecer o ano inteiro e a temperatura da água é espetacular. Quando está frio, fica em torno dos 20 graus, temos muito calor. Se há um lugar predestinado a esse tipo de turismo, é a baía da Bahia”, comemora.

O Schooner Resort é classificado como turismo náutico de luxo. Possui quatro suítes, com ar-condicionado e três camas cada. A capacidade total é de 12 hóspedes, acompanhados por uma tripulação de quatro pessoas: o comandante e o marinheiro auxiliar, uma camareira e o chef de cozinha. Algumas refeições acontecem a bordo, como um jantar à luz de velas, mas há momentos em que os turistas desembarcam para curtir o destino, jantar na localidade, ver uma festa local.

No caso do pacote da Semana Santa, pela Rota do Paraguaçu, tanto a bordo quanto em terra, a preferência é para a culinária regional ou a gastronomia contemporânea adaptada aos ingredientes do Recôncavo. Não falta uma feijoada de marisco, morangos na abóbora, robalo assado em folha de bananeiras e delícias desta natureza. “Por incrível que pareça, a maioria dos nossos hóspedes é de Salvador”, revela o capitão do Schooner Resort, evidenciado o gosto dos moradores da cidade por um turismo diferenciado e classe A.

Saveiros da Bahia (Foto: Rita Barreto/Setur)

Roteiro - A Rota do Paraguaçu segue parte do caminho feito, em 1823, pelas tropas que libertaram a Bahia do domínio dos portugueses, que resistiam à proclamação da Independência do Brasil. É conhecida desde antes do século XVIII. O Rio Paraguaçu é o maior dos rios genuinamente baianos, reserva atrações variadas e contato direto com a natureza, esportes náuticos e pesca esportiva, além de banhos sossegados.

Uma das cidades à margem do rio, Maragojipe fica em uma região que é o berço da cerâmica baiana. Os passeios de escuna pelos manguezais faz parte desta rota, onde os navegantes costumam cruzar com os tradicionais saveiros, embarcações históricas, preservadas por pescadores e mestres, que conduziam farinha e outros produtos do Recôncavo para Salvador.

Salinas da Margarida é famosa pelo artesanato com conchas e búzios. Criada em 1962, a partir de territórios de Itaparica e de Maragojipe, a cidade encanta pela beleza das praias de águas calmas e ilhas que a circundam. É destino da pesca esportiva e da prática de esportes náuticos.

Itaparica é charmosa e ainda guarda os encantos de uma vila à beira mar, preservando construções históricas e as fontes que a tornaram famosa por sua água mineral. As praias são de águas mansas.

Ilha dos Frades é um reduto ecológico emoldurado sob a forma de uma estrela de 15 pontas, em cada uma delas fica uma praia. A primeira é a do Loreto, de mar calmo e águas transparentes, onde fica a igreja cuja invocação – Nossa Senhora do Loreto – dá nome ao lugar.

Pôr-do-sol em Itaparica (Manu Dias/Secom/TurismoBahia)


Serviço

O quê: Rota do Paraguaçu

Quando: Feriadão da Semana Santa

Onde: Baía de Todos-os-Santos e Rio Paraguaçu

Como: navegação e hospedagem na Schooner Resort

Quanto: R$ 3,2 mil (duas pessoas), com refeições, água, refrigerante, cerveja e roskas

Informações: (71) 9191-2526

(Fonte: Setur Bahia. Foto: Tatiana Azeviche/Setur)

Nenhum comentário: