quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Requalificação da Praça Castro Alves discutida com entidades

Os membros do Fórum A Cidade Também É Nossa conheceram nesta quarta-feira, 27, a proposta da requalificação do entorno da Praça Castro Alves. O encontro foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Bahia (Crea-BA) e reuniu técnicos da Setur, representantes de entidades ligadas ao fórum e parlamentares.

A proposta inclui a reestruturação urbana da Rua do Sodré e das ladeiras da Montanha, Preguiça e da Conceição, que, atualmente, se encontram em estado de degradação, além da implantação de uma arena multiuso, a 50 metros da praça.


“Esta arena deve ter áreas para oficinas de teatro, cenografia e sonoplastia, dentre outras atividades. Acreditamos que os custos serão equivalentes a 20% ou 30% dos R$ 25 milhões que devemos receber do Ministério do Turismo para aplicar em infraestrutura. Também pensamos na instalação de um teleférico, que ligue essa área da cidade à Conceição da Praia, na Cidade Baixa. Mas tudo isto são propostas a serem discutidas com a população, assim como está acontecendo hoje”, explicou o secretário do Turismo, Domingos Leonelli.

Na discussão proposta pelo fórum, os técnicos da Setur puderam ouvir observações do público, como a possibilidade de inclusão de locais para a prática de atividades esportivas nas proximidades da Praça Castro Alves, e estudos de impacto social e arqueológicos no entorno da Castro Alves. Dentre as sugestões, Leonelli destacou a organização de concursos públicos para a elaboração de projetos que podem integrar a proposta de requalificação.

Esta foi a segunda discussão sobre a proposta. De acordo com a Setur, a proposta também será apresentada na Câmara Municipal de Salvador, assim como serão realizadas audiências públicas com a comunidade do entorno da Praça Castro Alves e do Centro Histórico. A primeira foi realizada a convite do presidente da Associação dos Amigos da Cultura Afro-Brasileira (Amafro), José Carlos Capinan, em janeiro.

O Fórum A Cidade Também é Nossa reúne 26 entidades, como o Crea, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, seção baiana do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA), entre outros. (Fonte: Setur)

Nenhum comentário: