quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Proposta da Arena C Alves será reapresentada à comunidade

Secretário de Turismo garante que o poeta não será despejado de sua praça

Fonte de mais uma polêmica envolvendo a criação de novos espaços culturais na capital baiana, o anteprojeto de construção de um anfiteatro multiuso no Centro Histórico de Salvador será, mais uma vez, apresentado à comunidade. A determinação foi dada pelo secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, que, assim, pretende acabar com quaisquer dúvidas em relação ao local do equipamento, previsto para ser implantado em área adjacente à Praça Castro Alves.

Para o secretário de Turismo, ao tomar conhecimento do projeto, que não interfere na área da Praça Castro Alves propriamente dita, poucos serão os que ficarão contra a implantação do equipamento. Ainda de acordo com a Setur, o projeto já foi apresentado à comunidade em uma das cinco audiências públicas sobre a requalificação das ruas adjacentes à Rua Chile.

Perspectiva da implantação da Arena, a partir da Cidade Baixa, mostra preservação da vegetação da encosta.
Perspectiva do equipamento visto da Cidade Baixa
Estudo mostra local para implantação da Arena Castro Alves, na encosta, entre a Rua do Sodré e as ladeiras da Conceição e da Preguiça.
Na simulação, a praça (direita alto) e o desenho de como será a arena na encosta

A arena deverá sediar shows, espetáculos teatrais e outras manifestações artísticas e culturais, terá áreas para oficinas de teatro, cenografia e sonoplastia, dentre outras. O local exato de implantação é a encosta que liga as cidades Baixa e Alta, entre a Rua do Sodré e as ladeiras da Conceição e da Preguiça, a 50 metros da Praça Castro Alves.

Domingos Leonelli não descarta a possibilidade de mudar de planos e aplicar os recursos em outro lugar,  "se a petição pública contra a implantação da arena representar a vontade da maioria. Entretanto, antes de protestar contra o projeto, talvez fosse bom conhecê-lo melhor. Longe de contribuir para a confusão, bagunça e sujeira, como dizem os que estão protestando, a arena funcionará como ponto de contemplação de espetáculos de música e teatro, de mostras de artes plásticas, de forma limpa, organizada e não poluente”, justifica Leonelli.

Palácio dos Esportes (E) e Espaço Cultural Glauber Rocha, na P. Castro Alves


Leia mais sobre a polêmica aqui e as informações oficiais sobre a proposta aqui.

Nenhum comentário: