quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estátua de Jorge e Zélia já enfeita o Rio Vermelho

http://www.comunicacao.ba.gov.br/fotos/2012/12/19/inauguracao-de-esculturas-de-jorge-amado-e-zelia-gattai-no-rio-vermelho/SEC_7441.jpg
Filhos e netos de Jorge e Zelia, com o secretário Leonelli e o governador Wagner

O bairro do Rio Vermelho ganhou, na tarde desta quarta-feira, 19, uma estátua em homenagem ao escritor baiano Jorge Amado. Sentado em um banco de jardim ao lado da esposa, a também escritora Zélia Gattai, acompanhada do inseparável cão de estimação, Fadul, a obra esculpida em bronze pelo artista Tati Moreno, o mesmo autor dos orixás do Dique do Tororó, também em Salvador, foi instalada na Praça de Santana, próxima à antiga igrejinha, onde o casal costumava passear quando morava no bairro.

O local escolhido para abrigar o monumento guarda uma razão especial. De acordo com o filho do casal, João Jorge Amado, “a igreja de Santana só está de pé neste largo, porque seu pai, junto a outros artistas a exemplo de Caribé, se uniram para mantê-la”. Juntos na cerimônia de inauguração realizada na tarde desta quarta-feira, João e Paloma Amado lembraram do amor e da importância do bairro na vida de seus pais.

“Como todo morador do Rio Vermelho, me sinto em casa e muito feliz em ver papai e mamãe sentados ao lado da igreja, fazendo o que eles mais gostavam: apreciar o mar da Bahia e ver passar tantos dos seus personagens”, declara Paloma.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, a iniciativa por parte da Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV), além de ser uma justa homenagem ao amado Jorge, cria um novo ponto de atração de turistas em Salvador. “A Bahia ganha um novo cartão postal. É uma escultura belíssima de um artista baiano, em homenagem a ele que foi morador do Rio Vermelho, e que tanto nos presenteou com sua literatura. Tenho certeza que turistas e baianos vão aproveitar muito para tirar fotos e guardar na memória mais uma lembrança do inesquecível Jorge Amado”, afirma Leonelli.

O presidente da AMAV, Lauro Motta, conta que a ideia surgiu ainda em 2010, durante a gestão anterior, mas só agora, quase três anos depois é que o sonho veio a se concretizar. “Agora a nossa sensação é de dever cumprido. Em vida, Jorge Amado levou a Bahia para o Brasil e para o mundo. Agora, com essa homenagem, a nossa fama de bairro boêmio vai ainda mais longe”, comemora Motta.

Além da presença do governador Jaques Wagner, a festa de inauguração do monumento contou com amigos e familiares do casal Amado, apresentação da banda de musica da Policia Militar, do grupo de baianas, animadas ao som das fanfarras e de dois bonecões em alusão ao escritor e a uma de suas mais emblemáticas personagens, Tieta. (Fonte: Bahiatursa. Foto: Secom Bahia)

Nenhum comentário: