domingo, 18 de novembro de 2012

Um passeio ao passado em nova loja de shopping

Há lojas que vale entrar não só pelos produtos mas também pela beleza


Feriadão sem viagem pede uma ida ao shopping, para um café, comer um doce, ver as vitrines,  aproveitar as lojas sem o tumulto do grande número de pessoas pra lá e pra cá. Escolhi o Salvador Shopping, perto de casa, localizado na Avenida Tancredo Neves. Engano, o shopping estava cheio! Mesmo assim... (ooops, o que é aquilo ali?) encontrei coisas interessantes, como a nova Loja Granado (não, não é um post patrocinado). O que me chamou a atenção? As referências históricas, na decoração, nos produtos e imagens expostas. A loja vende perfumes, talcos, sabonetes entre outros produtos das tradicionais marcas Phebo e Granado, mas, como um cenário de filme antigo, é um verdadeiro passeio ao passado. Então, conheça a história antes do passeio...

Cartões de publicidade: viagem pela história dos  de produtos 

"Botica mais antiga do Brasil, a Granado foi fundada em 1870, pelo português José Antônio Coxito Granado. O estabelecimento ficava na rua Direita, 14/16, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, esta rua chama-se Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas. 
Em seus primórdios, a ‘pharmácia’ manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas no sítio do seu fundador, em Teresópolis (RJ). Além desses medicamentos, Coxito ainda importava produtos da Europa e adaptava suas fórmulas para os padrões e as necessidades dos brasileiros e daqueles que aqui moravam." Leia mais...
Agora, algumas imagens do local...

Estante remete às boticas antigas

Os adicionais: livro "Marcas de Valor no Mercado Brasileiro",
editado pelo Senac Rio, que apresenta a história de produtos cujos nomes,
rótulos e fórmulas sobreviveram aos anos.
Mais livros: frutas brasileiras e como se cuidar

Na parede, o fundador, Coxito Granado (esquerda), e o criador do polvilho antisséptico, João Bernardo. 

"Em 1903, João Bernardo Granado, irmão de Coxito, criou o Polvilho Antisséptico, produto mais antigo e carro-chefe da empresa. Sua fórmula, que teve registro aprovado por Oswaldo Cruz, permanece inalterada."

Depois da viagem histórica, mais um pouco de coisas agradáveis. Há duas exposições para serem visitadas no Salvador Shopping. Uma apresenta fotos de orquídeas, captadas pelas lentes de Carlos Colavolpe. A outra, de Ruy Rezende, "Bahia de Todos os Contrastes",  com fotos da Baía de Todos-os-Santos, suas praias, paisagens e pessoas.

Como um shopping não é apenas de compras, as Orquídeas de Colavolpe e ...
...a Baía de Todos os Contrastes de Ruy Rezende.
Finalize com um "alô" para o Papai Noel, que já está em plena atividade,
ouvindo pedidos de presentes e posando para fotos com a garotada!
Published with Blogger-droid v2.0.4

Nenhum comentário: