sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Bahia e Salvador, as preferidas para novelas e filmes

Carnaval de Salvador é reproduzido em nova minissérie da Rede Globo

(Texto e fotos: Silvia Maria Nascimento)

Desde "Verão Vermelho", de Dias Gomes, exibida entre novembro de 1969 e julho de 1970, que a fotogênica Bahia tem cedido suas principais cidades para gravações de novelas, séries e minisséries, principalmente da Rede Globo. Além, é claro, de ser cenário predileto do cinema. Há filmes que foram rodados em Ilhéus, Salvador, Mangue Seco, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, entre outras. A Praia da Paciência, no Rio Vermelho, em Salvador, foi interditada em 1988 para as gravações de "Luar Sobre Parador", com Sônia Braga e Richard Dreyfuss, e causou polêmica por isso. O turista, fã de telenovela, claro, se quiser, pode fazer roteiros seguindo locais de gravação de uma ou várias dessas produções.

Ambientada na Bahia, "Verão Vermelho" destacou a cultura popular local, com suas festas de rua, rodas de capoeira e candomblé, além dos problemas sociais. Os diretores afirmavam que tinham como intenção viajar mensalmente à Bahia com o objetivo de realizar novas gravações, para que a equipe não perdesse o contato com os costumes regionais explorados na trama. Verão Vermelho contou com gravações em Salvador, mostrando locais como a igreja de São Francisco, a igreja do Senhor do Bonfim, o Farol da Barra, as praias de Itapuã e Pituba, e o Iate Clube da Bahia. Também foram feitas cenas em algumas fazendas do interior, e durante os festejos de Santa Bárbara, em 4 de dezembro. (Fonte: Memória Globo)
"Paraíso Tropical", com Fábio Assunção e Cláudia Abreu, teve locações no Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Pelourinho (em Salvador). "Porto dos Milagres", com Antônio Fagundes, Flávia Alessandra e Marcos Palmeira, levou produção e atores à Ilha de Comandatuba (Una) e a Canavieiras, sul do estado. "Renascer", com Antônio Fagundes e Marcos Palmeira, mostrou a região cacaueira e as fazendas de Ilhéus.

Marcos Palmeiras: está em "O Canto..." e é campeão de gravações na Bahia

Mas não só a Globo já gravou por aqui. Vale lembrar a problemática produção "Rosa Baiana", com Gianfrancesco Guarnieri, Ana Maria Magalhães e Regina Dourado, da Rede Bandeirantes (hoje Band), gravada em Salvador. A novela acabou não sendo exibida na Bahia por problemas políticos. As locações, no Recôncavo, mostravam mais pobreza do que atrações turísticas e não teria agradado a um governador. Lembro das gravações nas ruas localizadas atrás da Vila Militar e na praia de Itapuã.

Ísis Valverde como a personagem "Sereia" arriscou cantar na gravação

Salvador, mais uma vez, cede suas ruas, monumentos, atrações turísticas, povo e temas para uma produção. Desta vez é a minissérie "O Canto da Sereia", baseada no livro de Nelson Motta que, por sinal, foi o produtor musical da primeira novela "baiana", Verão Vermelho. "O canto..." com  Isis Valverde, Marcos Palmeiras, Marcos Caruso, Gabriel Braga Nunes, Camila Morgado, Zezé Mota, Fabiula Nascimento e a cantora Margareth Menezes, entre outros, e direção de José Luiz Villamarim, começou a ser gravada no dia 26 de outubro, no Palácio Rio Branco, Praça Municipal, e já passou pelo Farol da Barra. De acordo com uma produtora local, terá gravações, também, no Pelourinho e vários outros pontos turísticos e históricos.

Marcos Caruso, ao lado de Marcelo Médice, foi saudado
aos gritos de "Leleco, Leleco" pelos figurantes

Nenhum comentário: