segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rosa será a cor de monumentos históricos em outubro


O objetivo é chamar a atenção para a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, que acontece em todo o mundo com o nome de "Outubro Rosa". A cor refere-se ao laço que é símbolo da campanha. Salvador, que participa do evento desde 2008, terá três de seus monumentos iluminados desta forma especial.
 Nesta segunda feira, 1º, as luzes cênicas foram inauguradas, às 18h, no Elevador Lacerda (Centro Histórico) e na escultura "Meninas do Brasil" ou "Gordinhas de Ondina".  Na terça-feira, 2, será a vez da estátua do Cristo, na Barra, incorporado à campanha pela primeira vez.

De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Raimundo Dias, o Elevador Lacerda recebeu 93 projetores para iluminar os 110 metros de altura do monumento. Os pontos turísticos ficarão iluminados até o dia 31 de outubro.
Comemorado em todo mundo, o movimento popular "Outubro Rosa" teve início nos Estados Unidos, quando, a partir do ano de 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. O nome faz referência à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
No Brasil, a primeira iniciativa do evento foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), localizado em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, na comemoração dos 70 Anos do encerramento da revolução. Em outubro de 2008, as entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em cidades como São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas, dentre outras. (Fonte: PMS)

Nenhum comentário: