segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Rodin" despede-se de Salvador mas pode ser visto até 31

O Beijo, Auguste Rodin, Palacete das Artes Rodin Bahia

A bela exposição "Auguste Rodin: Homem e Gênio", com as obras originais do escultor francês, em cartaz há três anos em Salvador, será encerrada no próximo dia 31 de outubro. A informação é da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus-Ipac). As peças que fazem parte da mostra, trazidas para a Bahia através de um contrato de comodato com o governo francês, pertencem ao Museu Rodin de Paris e para lá retornam. Foi a primeira vez que a instituição cedeu tantas obras para uma exposição de longa duração fora da França, informa a Dimus.

As peças estão expostas desde 26 de outubro de 2009 no Palacete das Artes Rodin Bahia, instalado na antiga mansão da família Martins Catharino, no bairro da Graça (veja um roteirinho interessante de visita ao Rodin, ao bairro e informações e links sobre o escultor aqui), em Salvador. De acordo com a Dimus, já foi visitada por mais de 480 mil pessoas, entre moradores da capital baiana, turistas do Brasil e do exterior. 

Obras em tamanho real chamam a atenção de visitantes do Palacete das Artes

Entre as esculturas expostas estão obras de grandes proporções, como O Pensador, O Beijo, A Defesa, Eva e O Homem que Anda, e peças menores, como A pequena Sombra, Torso da Centaura e Estudo para Íris, entre outras. Além de conhecer os bonitos salões da histórica mansão, passeando diante de belas peças de escultura, o visitante pode encontra uma reprodução do ateliê de trabalho do artista. Sentar-se diante do gigante O Pensador traduz-se em uma experiência fascinante para quem aprecia aquela obra. Por isso, recomendo a visita, antes que ela seja levada de volta ao país de origem.

Com o término do  Auguste Rodin: Homem e Gênio, a Dimus informa que o Palacete das Artes passará por pequenas reformas para que possa receber novas exposições. Para 2013 está prevista uma grande mostra dedicada às principais obras dos modernistas da Bahia. Ainda este ano de 2012, a Sala de Arte Contemporânea, onde acontece a exposição Modigliani: Imagens de Uma Vida, abrigará, em dezembro a mostra Tributo a Jorge Amado, das artistas plásticas Maria Adair e Eliana Kértesz. (Com informações da Dimus/Ipac/Susana Serravale. Fotos: Mateus Pereira/Ascom Rodin Bahia)

Serviço
O que: Exposição de Rodin no Palacete das Artes em final de temporada
Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia (Rua da Graça, 284)
Quando: até 31 de outubro, terça a sexta, das 13h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

Nenhum comentário: