segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Festa literária de Cachoeira começa esta semana

Conjunto do Carmo, Cachoeira, palco do evento literário (Foto: Rita Barreto/fSetur)

Será nesta quarta-feira, 17, a abertura da segunda edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2012). Trata-se da primeira festa literária realizada na Bahia, que acontece na cidade de Cachoeira, a 110 km de Salvador, no Recôncavo Baiano. O palco do evento - tanto os debates literários quanto a programação musical - será uma das atrações turísticas da cidade, o Conjunto do Carmo.

Nas mesas literárias, os debates reunirão Ruy Espinheira e Antonio Cícero, Fernando Conceição e Jerônimo Teixeira, Xico Sá e Marcia Tiburi, Tabajara Ruas e Armando Avena, João José Reis e o togolês Kangni Alem (especialistas na diáspora africana), Ordep Serra e Javier Moro, Inês Pedrosa e Ana Paula Maia, Mary Ann Mahony e Daniel Thame (abordando a realidade mesclada à ficção na obra de Jorge Amado).

Também participam  das mesa, a atriz Maria Paula e Miriam de Sales, Sonia Rodrigues (filha do escritor) e Adriana Facina (abordando a sensualidade canalha na obra de Nelson Rodrigues), José Eduardo Agualusa e Uzodinma Iweala. Na programação musical, shows de Roberto Mendes, Claudia Cunha, Mateus Aleluia, e Núcleo de Prática Orquestral (NPO), projeto de parceria entre a FIEB (Federação da Indústria no Estado da Bahia) e a NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

De acordo com os organizadores, as mesas são "as conversas entre autores, dos autores com os mediadores e o público, os leitores". Do lado de fora, mas bem perto de onde acontecem as mesas, haverá atrações nas ruas e palcos da cidade. "Toda a programação literária da Flica 2012 vai acontecer no claustro do Conjunto do Carmo, localizado na Praça da Aclamação, centro da cidade de Cachoeira, mesmo local do ano passado. O acesso permanece gratuito, mas sem a necessidade de inscrição prévia, sujeito à lotação do espaço - portas abertas para a livre circulação do público durante as mesas".

A programação musical acontece na Praça da Aclamação. Veja programação, horários, informações turísticas e fotos no blog e no site da Flica.

Nenhum comentário: