sábado, 15 de setembro de 2012

Programe a viagem de navio com antecedência

Os cruzeiros devem atrair 758 mil pessoas na temporada que começa em novembro de 2012, segundo a Associação Brasileira das Empresas Marítimas (Abremar). Se pretende fazer um e será a sua primeira viagem, a Fitta Turismo, pioneira em franchising de agências de turismo com foco em câmbio no Brasil, tem recomendações especiais para quem pretende embarcar. Veja a seguir algumas dicas de viagem.


Há gastos adicionais que não estão incluídos no pacote do cruzeiro, como excursões opcionais, bebidas, gastos no cassino, entre outros itens. "Esses custos normalmente são cobrados em dólar, sendo fundamental um planejamento para adquirir a moeda. O ideal é programar a compra gradativa nos meses anteriores à viagem, sugere o presidente da Fitta Turismo, Rodrigo Macedo.

A maior parte das embarcações não aceita cheques, desta forma o turista deve procurar alternativas para fugir das altas taxas do cartão de crédito para não sofrer com as variações cambiais. "Neste caso o dólar em espécie é recomendado, porém para evitar despesas desnecessárias com a troca de moedas durante a estadia no navio, o ideal é realizar o câmbio antes de embarcar", recomenda.

Como o embarque normalmente começa 4 horas antes do horário de partida do navio, programe-se para chegar cedo. Todos os passageiros deverão estar a bordo com antecedência mínima de 30 minutos do horário de partida. É aconselhável que os medicamentos estejam na bagagem de mão. Certifique-se de levar a quantidade suficiente para todo o período, pois não é certeza encontrá-los nos portos de parada ou no serviço médico do navio.

Ao chegar ao porto, procure pelo píer onde seu navio está ancorado. Verifique se suas bagagens a serem despachadas estão devidamente etiquetadas e identificadas, conforme a documentação recebida da companhia marítima. Um funcionário devidamente identificado irá ajudá-lo a despachar suas malas. Depois, dirija-se ao balcão onde será feito seu registro de entrada no navio.

Rodrigo Macedo explica que sua empresa orienta os clientes sobre todos os temas que possam influenciar na viagem, como câmbio e produtos de turismo. A empresa oferece mais dez tipos de moedas estrangeiras, o Fitta Cash (cartão pré-pago em moedas estrangeiras) e outros produtos destinados aos viajantes. (Fonte: Fitta Turismo)

Nenhum comentário: