quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Prefeitura vistoria Comércio para implantação de Afródromo


Técnicos e gestores que atuam na organização do Carnaval de Salvador fizeram nesta quinta-feira, 6, uma vistoria no bairro do Comércio, inspecionando as ruas que abrigarão o novo circuito do carnaval da cidade, batizado de Afródromo. O novo circuito é destinado exclusivamente ao desfile de blocos afro. Na oportunidade, foi feito o levantamento das adequações necessárias para concretizar o projeto apresentado pelo músico Carlinhos Brown e os representantes da Liga dos Blocos Afro.

De acordo com o presidente da Empresa Salvador de Turismo (Saltur), Jonga Cunha, que participou da vistoria, o novo circuito deve começar na Avenida da França (onde fica o Porto), após o retorno que dá acesso ao Túnel Américo Simas, vai até a Praça Marechal Deodoro da Fonseca, com retorno na região do Mercado Modelo. "Todos os órgãos estão se empenhando no sentido de tornar esse novo circuito uma realidade para baianos e turistas. Porém ainda serão necessárias outras reuniões para que a Prefeitura possa dar o seu parecer final sobre a viabilidade do Afródromo", completou Jonga Cunha, presidente da Saltur.

Para o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, a criação de um circuito exclusivo para os blocos afros deverá contribuir para o desfile dessas entidades carnavalescas "Esse é um projeto que atende aos anseios da comunidade negra, valoriza os blocos afros e também contribui para a revitalização do Comércio, essa área histórica e naturalmente bela da nossa cidade. Sem dúvida, a concretização dessa proposta será um grande salto para o Carnaval de Salvador", considerou.

De acordo com a prefeitura, os técnicos verificaram a estrutura dos casarões antigos. Pontos para instalação de sanitários químicos e áreas para possíveis modificações no tráfego também foram observados por equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e Superintendência de Transito e Transporte do Salvador (Transalvador).

De acordo com Sosthenes Macedo, da Superintendência Municipal de Conservação e Obras Públicas (Sucop), as ruas passarão por pequenas adequações "para assegurar que esse novo circuito esteja seguro para o folião". Os técnicos detectaram, por exemplo, a necessidade de melhoria das calçadas. (Fonte: Secom Salvador. Fotos aqui.)

Nenhum comentário: