quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia do Turismo comemorado com lançamento de guia

Guia ajudará turista e morador a se programarem para os museus da cidade

No Dia Mundial do Turismo - instituído pela Organização Mundial do Turismo (OIT) em 1979 e comemorado desde 1980 no dia 27 de setembro - será lançado na capital baiana uma nova edição bilíngue do Guia de Museus do Centro Antigo de Salvador. Em formato de folder dobrável, a publicação, com fotos e desenhos, descreve o perfil e acervo de cada um dos 34 museus da área do centro antigo da capital, com horários de visitação, endereços e telefones.

Além disso, um mapa reproduz as principais ruas, avenidas, largos e praças da área central da cidade, na outra face do impresso, e indica a localização de terminais de ônibus, porto marítimo, aeroporto e pontos turísticos. Estão assinalados  lugares de visita imperdível como o Terreiro de Jesus, Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Largo do Pelourinho, Forte São Diogo e Farol da Barra.

Desde 27 de Setembro de 1980, que é celebrado pela Organização Mundial do Turismo como o Dia Mundial do Turismo. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979.

O lançamento também faz parte da 6ª Primavera dos Museus, evento nacional sob orientação geral do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) do Ministério da Cultural. Na Bahia, tem promoção da Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural  (Ipac).  O órgão aproveitará a ocasião para comemorar, com um ciclo de palestras, os 100 anos do Palácio da Aclamação, imóvel tombado como Patrimônio Cultural, antiga residência dos governadores baianos (1911 a 1967), hoje sede da Dimus/Ipac. A palestra de abertura terá como tema "A expansão urbana da cidade de Salvador",  com a arquiteta e mestre em História Social, Socorro Martinez.

Mapa indica atrações, como o Forte do Mar  (Foto: José Carlos Almeida/ Secult)

O primeiro folder de museus data de 2008, quando foi distribuído ao público baiano e a turistas, principalmente, aos que chegavam pelas dezenas de navios que aportaram no Comércio tendo o centro histórico como o primeiro ponto de visita. De acordo com o Ipac A estratégia reforçou a campanha pela frequência nos museus estaduais aumentando em cerca de 400% a visitação anual, considerando-se outras campanhas como a Semana Nacional de Museus que acontece todo mês de maio, informa o órgão.

A publicação é assinada pela Secretaria do Turismo (Setur), Bahiatursa e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). O evento acontece às 17h30, no Palácio da Aclamação, Campo Grande. Mais informações através dos sites do Ipac, no blog da Dimus  ou pelo telefone: (71) 3117-6445. (Fonte: Dimus/Ipac)

Nenhum comentário: